Saberes e escolhas: notas introdutórias sobre o consumo sustentável na cidade de Fortaleza, Brasil1

Autores

  • Daniel R. C. Pinheiro
  • Ingrid M. de Amorim
  • Mário R. Cavalcante
  • Mônica Mota Tassigny

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.214-230

Palavras-chave:

Consumo sustentável. 3R. Gestão ambiental.

Resumo

O livro “Os Limites do Crescimento” (MEADOWS, MEADOWS; RANDERS; BEHRENS III, 1972) é um marco na discussão sobre sustentabilidade, pois revisa a tese fisiocrata da capacidade saturada a crescer. O compromisso com a sustentabilidade ambiental também realizou programas de qualidade e sustentabilidade de certificação (ISO 14001). O consumo também mudou. Apareceu consumo verde, consumo sustentável e 3R&S (reduzir, reutilizar, reciclar e sensibilização). Esta pesquisa é exploratória, descritiva e não probabilística. Seu objetivo geral é conhecer mais sobre o consumo sustentável, optando-se por utilizar práticas dos 3R&S para exemplificá-lo. Fez-se 1223 entrevistas ponderados pelo Critério de Classificação Econômica ABEP (2011), trabalhados em escala de Likert e análise fatorial. A Saberes e escolhas: notas introdutórias sobre o consumo sustentável na cidade de Fortaleza, Brasil pesquisa de dezesseis perguntas (quatorze para a sustentabilidade e duas informativas sobre os entrevistados) e foi dividido em três blocos. Os resultados sugerem que a redução do consumo é a prática mais frequente: 40% dos entrevistados sempre tentar reduzir o consumo obrigatório (eletricidade, por exemplo). A reutilização é baixa: 6% dos entrevistados sempre reutilizar alguma coisa. A taxa de reciclagem é entre o esforço para reduzir o consumo e reutilizar obrigatório: 35% em alimentos. Apenas 8% dos entrevistados votaram a bandeira ecológica. A sensibilidade aumenta para 20% quando perguntado pelo consumo de alimentos orgânicos. A boa notícia foi verificar que o consumidor associa o consumo a um modelo sustentável e uma parcela considerável procura consumir sustentavelmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel R. C. Pinheiro

Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará; Professor Titular da Universidade de Fortaleza. Pós-doutorado pela USP.

Ingrid M. de Amorim

IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; aluna do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração.

Mário R. Cavalcante

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará.

Mônica Mota Tassigny

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza.

Downloads

Publicado

2017-05-09

Como Citar

C. Pinheiro, D. R., de Amorim, I. M., Cavalcante, M. R., & Tassigny, M. M. (2017). Saberes e escolhas: notas introdutórias sobre o consumo sustentável na cidade de Fortaleza, Brasil1. Revista De Humanidades (Descontinuada), 28(2), 214–230. https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.214-230

Edição

Seção

Artigos