A crise econômica da Espanha no discurso da Folha de São Paulo

Autores

  • Noa María Carballa Rivas
  • José David Urchaga Litago
  • María Nieves Barahona Esteban
  • Alejandro Vivanco Sepúlveda

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.201-213

Palavras-chave:

Jornalismo. Concepção. Crise econômica. Espanha.

Resumo

A atual situação econômica da Espanha e da Europa tem se convertido em um dos temas frequentes nos meios de comunicação brasileiros. O presente artigo traz uma análise de conteúdo das noticias sobre a crise económica da Espanha, publicadas no jornal Folha de S. Paulo, na sua versão digital, durante os meses de abril e maio de 2013. O objetivo é conhecer os diferentes frames ou enquadramentos noticiosos que se utiliza o jornal quando trata da crise econômica española, desde a perspectiva do framing. Além disso, este texto contribui acrescentando informação sobre o conceito que os estudantes universitários brasileiros têm sobre a atual situação econômica espanhola, com base em um questionário que foi aplicado aos alunos do último ano de curso de Jornalismo, da Universidade de Fortaleza (localizada no estado do Ceará, região nordeste do Brasil).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noa María Carballa Rivas

Doutora em Comunicação, graduada em Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo pela Universidade Pontifícia de Salamanca. Atualmente é responsável pelo Departamento de Comunicación del Ayuntamiento de Santa Marta de Tormes (Espanha).

José David Urchaga Litago

Doutor em Psicologia. Atualmente é profesor de Estatística e Metodologia da Pesquisa e de Psicologia na Facultad de Comunicación de la Universidad Pontificia de Salamanca (Espanha).

María Nieves Barahona Esteban

Doutora em Psicilogia. Atualmente é professora na Escuela Universitaria de Magisterio Fray Luis de León, en Valladolid (Espanha).

Alejandro Vivanco Sepúlveda

Graduado em Comunicaçao Social com especialidade em Jornalismo e Mestre em Ciência Política pela Universidad Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor nos cursos de Jornalismo e Audiovisual no Centro de Comunicação e Gestão da Universidade de Fortaleza (Ceará/ Brasil).

Downloads

Publicado

2017-05-09

Como Citar

Carballa Rivas, N. M., Urchaga Litago, J. D., Barahona Esteban, M. N., & Vivanco Sepúlveda, A. (2017). A crise econômica da Espanha no discurso da Folha de São Paulo. Revista De Humanidades (Descontinuada), 28(2), 201–213. https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.201-213

Edição

Seção

Artigos