A indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão: do legal ao real

Autores

  • Bianca Tams Diehl
  • Elisa Lübeck Terra

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.166-185

Palavras-chave:

Ensino. Pesquisa. Extensão. Indissociabilidade.

Resumo

O presente artigo desenvolveu-se com o intuito de demonstrar que há um espaço significativo entre a previsão legal, o que seria o ideal, e o real no que tange à indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão no Ensino Superior brasileiro. A tríade mencionada é fundamental para que ocorra um ensino de excelência e o processo de formação acadêmica se dê na sua completude, contudo, para que isso se concretize as Instituições de Educação Superior - IES têm que manter um corpo docente com titulação em programas de pósgraduação Stricto Sensu e regime de trabalho parcial e integral, o que acaba, na maioria das vezes, inviabilizando o acontecimento deste processo no modelo como foi almejado e previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Constituição Federal de 1988, especialmente. Neste contexto, destaca-se a importância das IES e dos docentes no sentido de incentivar e oportunizar um espaço, além de adotar estratégias para que este movimento aconteça harmonicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Tams Diehl

Docente do Ensino Superior, Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Mestre em Direito pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões - URI, Pós-Graduada em Ciências Jurídicas pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Supervisora Acadêmica e Coordenadora do Curso de Direito das Faculdades Integradas Machado de Assis – FEMA.

Elisa Lübeck Terra

Professora Assistente do Curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Downloads

Publicado

2017-05-09

Como Citar

Tams Diehl, B., & Lübeck Terra, E. (2017). A indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão: do legal ao real. Revista De Humanidades (Descontinuada), 28(2), 166–185. https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.166-185

Edição

Seção

Artigos