Leitores e Textos: Estudo Etnográfico de Experiências com Leitura de Professoras do Ensino Público de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2004.19.1.%25pResumo
A pesquisa narra experiências com leitura, no dia a dia de professoras do ensino público de Fortaleza, o cotidiano de uma sala de leitura e duas bibliotecas, de três escolas municipais. A pesquisa partiu de algumas inquietações: a leitura das professoras; seu fazer cotidiano; a influência da leitura nesse fazer; o ser professora na sala de leitura/bibliotecas; a sala de leitura/bibliotecas no contexto escolar; a constituição de leitores e textos no meio escolar; leitura como “experiência estética” e processo interativo. “Experiência estética” entendida como potencialidade de afetação e envolvimento pela e com a leitura. Baseada no método etnográfico, a pesquisa deu-se através de observação participante, em que o pesquisador buscou conhecer e analisar as experiências de/com leitura das professoras à luz do contexto brasileiro, em que problemas relacionados à leitura fazem parte do cenário escolar. Nos atuais casos das três professoras pesquisadas, os problemas detectados denotam toda uma configuração de indefinição, pouca valoração, insatisfação e sentidos vazios da leitura em seus espaços escolares. Palavras-chave: Leitura; Cotidiano; Professoras; Leitores; Textos; Experiência estética; Método etnográfico.Downloads
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Publicado
2010-02-02
Como Citar
Guedes Bezerra, C. W. (2010). Leitores e Textos: Estudo Etnográfico de Experiências com Leitura de Professoras do Ensino Público de Fortaleza. Revista De Humanidades (Descontinuada), 19(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2004.19.1.%p
Edição
Seção
Artigos