Programa mais educação: análise das produções acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2016.31.2.563-583Palavras-chave:
Educação Integral. Estado da Arte. Programas Educacionais.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o estado da arte das produções acadêmicas sobre o Programa Mais Educação, ação do Ministério da Educação destinada à ampliação da jornada escolar. A pesquisa foi realizada por meio de buscas no Banco de Teses da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), considerando-se as informações disponíveis relativas aos anos de 2011 e 2012. O levantamento indicou a existência de 19 teses e dissertações produzidas sobre o Programa Mais Educação no período especificado, concentrando-se em oito temáticas: concepções e práticas educativas do programa; impactos do programa no rendimento escolar dos alunos; representações sociais sobre o programa; práticas de leitura e escrita nas oficinas do programa; o programa e as novas demandas para a gestão escolar; perfil docente e formação de professores que atuam no programa; a contribuição do programa na disseminação da cultura digital; a contribuição do programa para a erradicação do trabalho infantil. O presente artigo traz colaborações para a sistematização dos estudos sobre o Programa Mais Educação e para a formulação e implementação de políticas de educação integral em tempo integral.Downloads
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Publicado
2016-12-16
Como Citar
Parente, C. da M. D., & Prado, R. N. A. (2016). Programa mais educação: análise das produções acadêmicas. Revista De Humanidades, 31(2), 563–583. https://doi.org/10.5020/23180714.2016.31.2.563-583
Edição
Seção
Artigos