Descoberta do Aprender: um projeto educacional voltado aos portadores de insuficiência renal crônica
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2006.569Resumo
Este texto discute o Projeto “Descoberta do Aprender”, de cunho educacional, voltado para portadores de Insuficiência Renal Crônica, que vem sendo desenvolvido pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, através da vice-Reitoria de Extensão, em parceria com as clínicas Instituto de Doenças Renais (IDR) e Instituto do Rim (IR), desde abril de 2000. O Projeto atende crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, portadores da síndrome supracitada, em tratamento hemodialítico, impossibilitados de freqüentar a escola regular, devido não só à doença mas também ao tempo dispensado ao tratamento. Este estudo tem como objetivo central identificar a repercussão do Projeto na rotina da clientela envolvida, comprovando sua contribuição no sentido de uma melhor aceitação do tratamento e da doença, da parte dos acometidos por esta enfermidade. Para a realização deste ensaio, utilizamos o referencial metodológico qualitativo. O trabalho de campo envolveu quatro adolescentes, relatores dos dados escolhidos nas entrevistas, o que possibilitou o reconhecimento de três temas básicos: a importância do Projeto, o relacionamento com a equipe pedagógica e a influência do Projeto na vida cotidiana. A partir do material resgatado, percebeu-se a significância desta corajosa proposta educacional, que vem contribuindo para que os jovens descortinem novos horizontes em suas vidas, malgrado as limitações, configurando, assim, uma administração mais racional e tranqüila dentro das condições do paciente renal crônico. Palavras-chave: Insuficiência renal. Tratamento. Educação. Alegria. Avaliação.Downloads
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Publicado
2010-01-26
Como Citar
Fernandes De Gil, L. M. (2010). Descoberta do Aprender: um projeto educacional voltado aos portadores de insuficiência renal crônica. Revista De Humanidades (Descontinuada) , 21(1), 98–108. https://doi.org/10.5020/23180714.2006.569
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