A Educação Inclusiva: buscando caminhos entre limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2006.21.1.%25pResumo
O presente artigo discute a Educação Inclusiva na Universidade e reafirma a importância estratégica de ações pedagógicas integradoras no âmbito da sala de aula, tendo como referencial teórico estudos desenvolvidos através de pesquisa bibliográfica. Evidencia o papel profissional do professor no mundo contemporâneo, suas concepções e crenças a respeito do ensino-aprendizagem na perspectiva da diversidade, acessibilidade e inserção social. Reflete também sobre modificações relacionadas ao currículo, práticas pedagógicas e sistemas de avaliação para que se tornem mais inclusivos, com o intuito de fazer com que os alunos portadores de necessidades educacionais especiais se sintam integrados e permaneçam na Universidade. Ressalta a necessidade de uma equipe de apoio coordenadora dos trabalhos em direção à educação inclusiva. Apresenta alguns indicadores na busca de caminhos que possam minimizar os limites e elevar as potencialidades da Universidade como promotora do desenvolvimento humano e profissional. Analisa as contribuições de COLL (2003), MITTLER (2003), COLL; MARCHESI; PALACIOS (2004) no âmbito da educação inclusiva, e ressalta a importância de suas reflexões sobre a necessidade de práticas educativas coerentes com princípios pedagógicos integradores . Palavras-chave: Educação inclusiva. Equipe de apoio. Diversidade. Ensino-aprendizagem.Downloads
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Publicado
2010-01-26
Como Citar
Onofre Silva, C. M. (2010). A Educação Inclusiva: buscando caminhos entre limites e possibilidades. Revista De Humanidades, 21(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2006.21.1.%p
Edição
Seção
Artigos