Criança-professor-computador: possibilidades interativas e sociais na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2006.539Resumo
O presente artigo discute o uso do computador nas escolas de educação da criança, buscando o apoio teórico em estudos realizados no período de 1991 a 2004 no campo educacional e partindo da percepção de que o uso do computador já faz parte da realidade social de muitas crianças, sendo uma máquina de muitos recursos tecnológicos, como multimídia (som, imagem, texto), resposta imediata, virtualidade das informações e Internet, podendo ser uma ferramenta posta a serviço do ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é conhecer através de pesquisa bibliográfica o uso do computador na sala de aula pelo professor e pelas crianças, investigando quais suas possibilidades interativas e sociais nessa parceria. Os resultados sugerem: que as estratégias de utilização do computador devam ser definidas em função dos objetivos da intervenção pedagógica; que o uso do computador deva ser compreendido pelos docentes como mais um recurso de apoio às práticas educativas; que os profissionais da educação infantil não apenas tenham conhecimento da máquina e de seus programas, mas sobretudo saibam como as crianças pensam e aprendem; que qualquer objeto de aprendizagem esteja integrado em um projeto portador de inúmeros significados para a criança e para o professor, ambos na situação interativa e social de estar continuamente aprendendo. Palavras-chave: Criança. Professor. Computador. Interação social. Sala de aula.Downloads
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Publicado
2010-01-21
Como Citar
Onofre Silva, C. M. (2010). Criança-professor-computador: possibilidades interativas e sociais na sala de aula . Revista De Humanidades, 21(2), 151–163. https://doi.org/10.5020/23180714.2006.539
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