Aspectos da mídia exterior na cidade de Fortaleza

Autores

  • Juliana Lotif Araújo
  • Lorena de Oliveira Maia

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2007.22.2.%25p

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar a existência de uma organização urbana para o recebimento da mídia exterior e saber qual a opinião da população sobre o volume da mídia externa na cidade de Fortaleza. Para isso, abordaram-se os aspectos referentes ao contexto histórico da comunicação visual no mundo, observandose também como a mídia exterior se estabeleceu no Brasil. Ao mesmo tempo em que se identificaram os tipos de mídia exterior e se investigaram os aspectos legais da publicidade externa em Fortaleza e em outras capitais, buscou-se uma interação com a população de Fortaleza com vista à compreensão de suas motivações e impressões em relação à mídia exterior encontrada nos logradouros públicos da cidade. Abordaram-se o contexto histórico e as definições das diversas mídias exteriores existentes em Fortaleza, assim como os aspectos legais e os órgãos municipais que fiscalizam a publicidade exterior nas cidades de Fortaleza, Recife, Brasília, Porto Alegre e São Paulo, traçando-se um paralelo entre elas. Realizou-se pesquisa de campo, com aplicação de check-list, em conformidade com o artigo 9º da lei nº 8.221/98, e aplicação de questionário junto aos freqüentadores dos bairros Centro e Aldeota. O estudo permitiu constatar que Fortaleza não tem uma organização urbana adequada para a demanda de mídia externa que recebe diariamente. Através do estudo de campo, observou-se que a população fortalezense se mostra desconfortável com a desorganização da mídia exterior na cidade, exigindo a interferência da Prefeitura na organização da comunicação visual e maior preservação do patrimônio público de Fortaleza. Palavras-chave: Mídia Exterior. Publicidade. Poluição Visual.

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Biografia do Autor

Juliana Lotif Araújo

Mestre em Design (UFPE, 2007), Especialista em Comunicação e Novas Tecnologias (UNIFOR, 2004) e em Ergonomia (UFPE, 2007), graduada em Comunicação Social (UNIFOR, 2003). Professora do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UNIFOR.

Lorena de Oliveira Maia

Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Católica do Ceará.

Publicado

2010-01-20

Como Citar

Araújo, J. L., & Oliveira Maia, L. de. (2010). Aspectos da mídia exterior na cidade de Fortaleza. Revista De Humanidades (Descontinuada), 22(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2007.22.2.%p

Edição

Seção

Artigos