Os pais e a Classificação Indicativa: uma relação fundamental

Autores

  • Alessandra Carlos Alcântara
  • Brenda Lyra Guedes

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2007.22.2.%25p

Resumo

Tendo em vista a presença marcante e atuante dos meios de comunicação no universo infanto-juvenil, registrou-se a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas e outros tipos de iniciativas rumo a uma caminhada em prol da defesa e da promoção dos direitos de uma minoria específica, a saber, as crianças e os adolescentes brasileiros. Neste contexto, a Classificação Indicativa, respaldada pelo Ministério da Justiça, em parceria com organizações civis, foi identificada como tal e teve sua proposta discutida e debatida por pais, e/ ou responsáveis, residentes na cidade de Fortaleza-CE (Brasil), numa coleta de informações sobre a adequação e a validação do instrumento; especificamente no que diz respeito às relações existentes entre a comunicação, a educação e a família. Além disso, foi posta à prova a hipótese de que a Classificação Indicativa existe para determinadas famílias e crianças, por meio da realização de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo. Palavras-chave: Infância. Mídia. Educação. Classificação Indicativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Carlos Alcântara

Artigo baseado e reorganizado a partir do Trabalho de Conclusão de Curso de Brenda Guedes, orientado por Alessandra Alcântara. 2 Prof. Ms. e Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da UNIFOR; Coordenadora do Grupo de pesquisa da Relação Infância e Mídia (GRIM).

Brenda Lyra Guedes

Estudante da graduação no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza; Pesquisadora Voluntária do Grupo de Pesquisa da Relação Infância e Mídia (GRIM); Assistente de Comunicação da Associação dos Docentes da UNIFOR.

Publicado

2010-01-20

Como Citar

Alcântara, A. C., & Guedes, B. L. (2010). Os pais e a Classificação Indicativa: uma relação fundamental. Revista De Humanidades (Descontinuada), 22(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2007.22.2.%p

Edição

Seção

Artigos