Pensamento e linguagem: perspectiva interativa e dialógica

Autores

  • Célia Maria Onofre Silva

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2008.23.1.%25p

Resumo

Com base nos referenciais teóricos de orientação que partem dos pensamentos de Bakhtin, Vygotsky e Wallon, este artigo analisa os conceitos de pensamento e linguagem, interação verbal, dialogismo e dialogicidade, considerando suas implicações na sala de aula. Enfoca a linguagem verbal como exercício da interação social e mediadora entre o social e o individual. Considera que ao aprender a falar o sujeito também aprende a pensar, e que cada palavra falada é a revelação das experiências e valores de sua cultura. O pensamento complexo é a via de acesso à re-ligação de saberes, pois abre a possibilidade do diálogo entre os vários pontos de vista dos autores pesquisados neste trabalho. Objetiva ampliar e enriquecer as discussões sobre pensamento e linguagem na relação interativa e dialógica em sala de aula, a favor do ensino-aprendizagem e da promoção do aluno como ser sujeito sócio-histórico e cultural. O estudo foi realizado utilizando procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica buscando nos autores socioconstrutivistas os fundamentos que explicam a relação pensamento e linguagem. Os resultados ressaltam a interatividade, indicando que a concepção dialógica contém caráter social da produção de idéias e textos, fundamentada numa concepção de que o diálogo é o elemento constitutivo da linguagem, estabelecido através da interação verbal entre os sujeitos. Palavras-chave: Pensamento. Linguagem. Interação verbal. Diálogo. Sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Maria Onofre Silva

Célia Maria Onofre Silva – Doutora em Educação – UFC. Mestre em Educação em Saúde. Especialista em Tecnologia Educacional - UNIFOR. Pedagoga. Professora Titular da Universidade de Fortaleza e Membro da Assessoria Pedagógica do CCH/UNIFOR – Centro de Ciências Humanas da Universidade de Fortaleza.

Publicado

2010-01-14

Como Citar

Onofre Silva, C. M. (2010). Pensamento e linguagem: perspectiva interativa e dialógica. Revista De Humanidades (Descontinuada), 23(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2008.23.1.%p

Edição

Seção

Artigos