Pensamento e linguagem: perspectiva interativa e dialógica em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2008.525Resumo
Com base nos referenciais teóricos de orientação que partem dos pensamentos de Bakhtin, Vygotsky e Wallon, este artigo analisa os conceitos de pensamento e linguagem, interação verbal, dialogismo e dialogicidade, considerando suas implicações na sala de aula. Enfoca a linguagem verbal como exercício da interação social e mediadora entre o social e o individual. Considera que ao aprender a falar o sujeito também aprende a pensar, e que cada palavra falada é a revelação das experiências e valores de sua cultura. O pensamento complexo é a via de acesso à re-ligação de saberes, pois abre a possibilidade do diálogo entre os vários pontos de vista dos autores pesquisados neste trabalho. Objetiva ampliar e enriquecer as discussões sobre pensamento e linguagem na relação interativa e dialógica em sala de aula, a favor do ensino-aprendizagem e da promoção do aluno como ser sujeito sócio-histórico e cultural. O estudo foi realizado utilizando procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica buscando nos autores socioconstrutivistas os fundamentos que explicam a relação pensamento e linguagem. Os resultados ressaltam a interatividade, indicando que a concepção dialógica contém caráter social da produção de idéias e textos, fundamentada numa concepção de que o diálogo é o elemento constitutivo da linguagem, estabelecido através da interação verbal entre os sujeitos. Palavras-chave: Pensamento. Linguagem. Interação verbal. Diálogo. Sala de aula.Downloads
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Publicado
2010-01-14
Como Citar
Onofre Silva, C. M. (2010). Pensamento e linguagem: perspectiva interativa e dialógica em sala de aula . Revista De Humanidades, 23(1), 74–87. https://doi.org/10.5020/23180714.2008.525
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Artigos
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