Palavra engenhosa: a invenção estilística em poemas de Drummond e

Autores

  • Vicência Maria Freitas Jaguaribe

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2008.23.1.%25p

Resumo

Analisar estilisticamente um texto significa apreciar os recursos lingüísticos que têm efeito expressivo. Esses recursos decorrem da escolha do autor e resultam de um trabalho de recriação sobre a língua. Este artigo tem como objetivo fazer a análise estilística de poemas de Carlos Drummond de Andrade e de Vinicius de Moraes. Do poema “Música”, foram exploradas as metáforas e os símiles, bem como o uso do artigo indefinido antes de nome próprio personativo. De “Cabaré Mineiro”, explorou-se, principalmente, o efeito das sinédoques sobre o significado do poema. De “Seu Santo Nome”, destacou-se o recurso da intertextualidade, que empresta ao poema o tom da palavra sagrada, necessário à caracterização do vocábulo amor, assunto tratado pelo poeta. De “Vida Vidinha” e “O ônibus Grayhound atravessa o Novo México”, considerou-se, em especial, o processo de repetição responsável pelo ritmo. Palavras-chave: Escolha. Efeito expressivo. Recriação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicência Maria Freitas Jaguaribe

Mestra em Literatura Brasileira pela UFC, é professora da Universidade Estadual do Ceará – UECE, e uma das pesquisadoras do grupo de estudos Protexto, da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Publicado

2010-01-14

Como Citar

Freitas Jaguaribe, V. M. (2010). Palavra engenhosa: a invenção estilística em poemas de Drummond e. Revista De Humanidades (Descontinuada), 23(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2008.23.1.%p

Edição

Seção

Artigos