Pelas dobras das canções – uma investigação sobre Posicionamento em canções de Zeca Baleiro
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2008.517Resumo
Este artigo tem como meta apresentar e aplicar o conceito de posicionamento (Maingueneau, 2001). Para a demonstração prática do conceito, serão tomadas como corpus de análise quatro canções do compositor maranhense Zeca Baleiro: Serpente, Pedra de responsa, Ê boi e Boi de haxixe. Temos, na verdade, o intuito de definir qual o posicionamento possível de ser detectado nesse conjunto de textos lítero-musicais. Considerando a natureza dialógica2 de todo e qualquer discurso, esta análise centrar-se-á sobre um dos aspectos desse dialogismo: a intertextualidade. Assim procederemos, porque a relevância desse fenômeno lingüístico que determina o primado do intertexto sobre o texto (FIORIN, 2003, p. 4) é imprescindível para a definição do posicionamento que se nos enseja apontar. Palavras-chave: Posicionamento. Dialogismo. Polifonia, Intertextualidade. Discurso lítero-musical.Downloads
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Publicado
2010-01-14
Como Citar
Lima, H. (2010). Pelas dobras das canções – uma investigação sobre Posicionamento em canções de Zeca Baleiro. Revista De Humanidades, 23(1), 17–26. https://doi.org/10.5020/23180714.2008.517
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Artigos
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