Indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão: do legal ao real

Autores

  • Bianca Tams Diehl
  • Elisa Lübeck Terra

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2014.29.1.133-153

Palavras-chave:

Ensino. Pesquisa. Extensão. Indissociabilidade.

Resumo

O presente artigo problematiza questões relativas ao espaço significativo existente entre a previsão legal, o que seria o ideal, e o real no que tange à indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão no Ensino Superior. A tríade mencionada é fundamental para que aconteça a educação de excelência e o processo de formação acadêmica na sua completude. Contudo, para que isso se concretize, o recomendável é que as Instituições de Educação Superior - IES mantenham um corpo docente com titulação em programas de pós-graduação Stricto Sensu e regime de trabalho parcial e integral. No entanto, o processo no modelo como é almejado e previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Constituição Federal de 1988, especialmente, não se materializa integralmente no contexto vivenciado pelas IES do país. Com efeito, o intuito da pesquisa é apresentar uma breve análise de dados referentes a algumas dessas Instituições, pertencentes ao Estado do Rio Grande do Sul, que possibilitam construir um panorama da situação em que se encontra o nível de ensino focalizado. A investigação, portanto, tem caráter teórico, com método de triangulação de dados em que a quantificação das informações geradas apenas possibilita descrever o cenário enquanto a base precípua é a reflexão qualitativo-interpretativa. Assim, o estudo constitui-se explicativo, por almejar a compreensão e interpretação do fenômeno em curso. Para tanto o método de abordagem é dedutivo em que os pressupostos doutrinários são cotejados aos dados disponíveis no portal do E-MEC, sistema do Ministério da Educação que permite o acompanhamento das Instituições de Esino Superior de forma transparente. A contribuição da pesquisa está em destacar a importância do comprometimento das IES e dos docentes no sentido de estabelecer um movimento harmônico e indissociável entre o ensino, a pesquisa e a extensão adotando estratégias necessárias para que isso aconteça, mesmo quando há déficit da titulação e do regime de trabalho conforme os parâmetros legais vigentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Tams Diehl

Docente do Ensino Superior, Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Mestre em Direito pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões - URI, Pós-Graduada em Ciências Jurídicas pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Supervisora Acadêmica e Coordenadora do Curso de Direito das Faculdades Integradas Machado de Assis – FEMA.

Elisa Lübeck Terra

Professora Assistente do Curso de Relações Públicas – Ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Downloads

Publicado

2014-01-30

Como Citar

Diehl, B. T., & Lübeck Terra, E. (2014). Indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão: do legal ao real. Revista De Humanidades (Descontinuada), 29(1), 133–153. https://doi.org/10.5020/23180714.2014.29.1.133-153

Edição

Seção

Artigos