O papel do psicólogo na promoção e no desenvolvimento de políticas sociais ligadas aos direitos humanos e à cidadania

Autores

  • Ilana Camurça Landim
  • Manuella Bachá Joca Bayma
  • Xênia Diógenes Benfatti

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.1.94-108

Palavras-chave:

Políticas sociais. Direitos humanos. Psicologia. Comunidade.

Resumo

O artigo desenvolvido é resultado de uma pesquisa qualitativa cujo contexto relaciona dois eixos centrais: os direitos humanos e o trabalho da Psicologia. O objetivo delineado para investigação incidiu sobre a análise da atuação do psicólogo em atividades de políticas sociais relacionadas à cidadania e aos direitos humanos, pois identificar e analisar essas práxis contribuem para a formação profissional e acadêmica dos egressos dos cursos de Psicologia. A metodologia desenvolvida caracteriza-se como qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Os procedimentos metodológicos realizados contemplaram pesquisas bibliográficas e de campo. A unidade de análise para pesquisa de campo foi uma Organização Não Governamental, localizada no bairro Lagamar, na cidade de Fortaleza – CE. Os dados coletados são provenientes de entrevista semiestruturada realizada com a psicóloga da instituição, bem como por meio de observação à estrutura e organização da instituição. As análises feitas mostram que a atuação do psicólogo tem avançado bastante nas áreas ligadas à cidadania e direitos humanos, contudo a qualificação profissional para a atuação à essas novas demandas é uma necessidade, pois trabalhar na promoção de direitos humanos requer além de compromisso e responsabilidade social, uma formação especializada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilana Camurça Landim

Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará, com interesse pela temática juventude, mídia e subjetividade. Atualmente trabalha com Psicologia Escolar.

Manuella Bachá Joca Bayma

Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Já atuou na área comunitária e no planejamento de políticas públicas para crianças e adolescentes.

Xênia Diógenes Benfatti

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Educação também pela Universidade Federal do Ceará. Já foi consultora do MEC na área de Ensino Médio e coordenadora do Curso de Pedagogia da Unifor. Atualmente é professora e pesquisadora da Unifor.

Downloads

Publicado

2013-01-30

Como Citar

Landim, I. C., Bachá Joca Bayma, M., & Diógenes Benfatti, X. (2013). O papel do psicólogo na promoção e no desenvolvimento de políticas sociais ligadas aos direitos humanos e à cidadania. Revista De Humanidades (Descontinuada), 28(1), 94–108. https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.1.94-108

Edição

Seção

Artigos