Ensino técnico profissionalizante no Ceará: algumas reflexões para a educação

Autores

  • Hamilton Viana Chaves Universidade de Fortaleza , Unifor

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2009.429

Resumo

O ensino técnico sempre foi tido como propedêutico na formação da classe trabalhadora. Entretanto, pode-se incorrer em erro ao referenciar esse tipo de ensino como sendo de simples formação prática sem o notório da reflexão intelectiva, acreditando ser esta última modalidade própria dos espaços acadêmicos universitários. O objetivo deste trabalho é, pois, discutir a questão do ensino técnico no estado do Ceará, considerando o atual contexto das políticas educacionais nesta área. Sugere formas de organização didático-pedagógica no intuito de se superar a condição de consumidor e reprodutor de tecnologias, incorporando novas formas de saber: a capacidade inventiva. A questão da técnica, já abordada por Castoriadis (1987), ganha especial relevo em nossa atualidade, pela sua constante inserção nos discursos cotidianos. De que forma a psicologia histórico-cultural poderia contribuir na leitura dessa realidade? Tentando responder à real necessidade de se investir para além do já construído, do nível de desenvolvimento atual tal como elaborado por Binet e Simon, é que a educação deve favorecer o surgimento de novas lógicas e novas conexões de saberes. Dessa forma, o conceito de Zona de Desenvolvimento Potencial – ZDP, desenvolvido por Vygotski, ainda na década de trinta do século passado, torna-se decisivo, pois pode modificar a postura do professor em situações de ensino e aprendizagem, ao sugerir a interação entre pares como meio de elaboração e criação de novas soluções para velhos problemas enfrentados pela ciência. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Tecnologia. Ensino. ZDP.

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Biografia do Autor

Hamilton Viana Chaves, Universidade de Fortaleza , Unifor

Psicólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFE-CE, Professor auxiliar do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC

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Publicado

2009-01-14

Como Citar

Viana Chaves, H. (2009). Ensino técnico profissionalizante no Ceará: algumas reflexões para a educação. Revista De Humanidades, 24(1), 203–214. https://doi.org/10.5020/23180714.2009.429

Edição

Seção

Artigos