Alterações auditivas em crianças de 7 a 9 anos de idade de uma escola pública de ensino fundamental em São Luís, Maranhão - doi:10.5020/18061230.2007.p155

Autores

  • Barbara Tereza Fonseca da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Márcia de Oliveira Monte
  • Vânia Maria de Farias Aragão Universidade Federal do Maranhão
  • Barbara Tereza Fonseca da Silva Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5020/1018

Palavras-chave:

Saúde escolar, Perda auditiva condutiva, Audiometria, Cerume.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar as alterações auditivas e suas freqüências em crianças de 7 a 9 anos de idade de uma escola pública de ensino fundamental em São Luís, Maranhão. O estudo foi realizado de maio a julho de 2004, com 101 estudantes da 1ª série, 52 meninos e 49 meninas. Procedeu-se a avaliação das escolas por meio de otoscopia, audiometria e timpanometria, na Clínica Integrada Médica Odontológica. Os exames com os 202 ouvidos demonstraram que 27% (54) destes apresentaram rolha de cerume. Um aluno apresentou membrana timpânica perfurada (0,5%). Audição dentro de limites normais foi observada em 75,7% (153) dos ouvidos, enquanto que 24,3% (49) apresentaram alterações auditivas. As alterações mais freqüentes foram a perda auditiva condutiva, em 15% (31) dos ouvidos, seguida da perda auditiva neurosensorial, em 6% (13). Perda auditiva mista ocorreu em 2,5% (5). A imitânciometria feita com 201 ouvidos demonstrou membranas timpânicas alteradas: curva tipo B em 8,5% (17) e curva tipo C em 9,5% (19). Não ocorreram associações estatísticas entre as alterações auditivas e gênero e nem entre as alterações auditivas e lateralidade da orelha. Concluiu-se que a avaliação auditiva em crianças na escola é necessária para a identificação e a correção precoce das suas múltiplas conseqüências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Tereza Fonseca da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Médica, Mestre pela UFRGS, docente da Universidade Federal do Maranhão.

Márcia de Oliveira Monte

Fonoaudióloga, Especialista em Ciências básicas e da Saúde. Clínica Integrada Médica Odontológica.

Vânia Maria de Farias Aragão, Universidade Federal do Maranhão

Médica, Doutora, Professora Adjunto IV da UFMA.

Barbara Tereza Fonseca da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Médica, Mestre, Professora Adjunto II da UFMA.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Silva, B. T. F. da, Monte, M. de O., Aragão, V. M. de F., & Silva, B. T. F. da. (2012). Alterações auditivas em crianças de 7 a 9 anos de idade de uma escola pública de ensino fundamental em São Luís, Maranhão - doi:10.5020/18061230.2007.p155. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 20(3), 155–160. https://doi.org/10.5020/1018

Edição

Seção

Artigos Originais