Crescimento e colapso de bolhas - uma comparação com o modelo de universo finito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2020.9891

Resumo

No presente trabalho são estudadas numericamente oscilações de bolhas excitadas por um campo externo variável de pressão. O modelo apresentado é mais completo que outros existentes por considerar a presença de ar mais vapor como gases reais dentro da bolha e as propriedades físicas dos fluidos participantes do processo, tais como viscosidade, densidade e tensão superficial. Finalmente, o modelo utilizado é comparado ao modelo de universo finito fechado (atualmente em expansão) e eterno visando obter eventuais conclusões sobre um possível futuro, resultando em um universo finito eterno, concordando com o modelo proposto pelo cientista brasileiro Mário Novello.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gil Bazanini, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1986), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Atualmente é prof.adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. , atuando principalmente nos seguintes temas: cavitation, cavitação, bubbles, cavity e fibonacci. Membro permanente do Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Nicodemus Neto da Costa Lima, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina(1985). Atualmente é Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos.

Ricardo Kirchoff Unfer, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - 1999), Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - 2004), validação de equipamento de ensaios de torção plástica, Integrante do grupo de Pesquisa do Projeto Rede de Pesquisa de Materiais de Usinabilidade Melhorada (Remausme do CNPQ - 2005 a 2006) e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - 2015), na área de conformação de chapas, levantamento da Curva Limite de Conformação CLC e Curva Limite de Rugosidade CLR. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensaio de Tração, Ondulação da Rugosidade (Waviness), Conformação de Chapas, Avaliação de Parâmetros de Rugosidade (Roughness Parameters) e Estiramento Biaxial (Biaxial Stretching Tests).

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Bazanini, G., Lima, N. N. da C., & Unfer, R. K. (2020). Crescimento e colapso de bolhas - uma comparação com o modelo de universo finito. Revista Tecnologia, 41(1). https://doi.org/10.5020/23180730.2020.9891

Edição

Seção

Artigos