Análise da correlação entre resistência à compressão axial e à tração na flexão em pavimentos rígidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2019.9812

Resumo

O concreto de cimento Portland é um material compósito que tem como principal característica a resistência mecânica à compressão. Porém, quando se trata de pavimento rígido de concreto simples, outra propriedade mecânica que assume destaque é a resistência à tração na flexão. Essa propriedade é uma forma indireta de obter a tração direta, pois oseu ensaio não é muito empregado devido ao dispositivo que prende o corpo de provaao equipamento inserir cargas que afetam no resultado obtido. Essa obtenção indireta énormalizada e considera que a tração direta equivale a 70% do valor obtido da tração na flexão. Como ensaios de resistência à compressão são mais realizados, a mesma norma prevê a possibilidade de obter o valor da tração direta através do fck. Como o concreto é influenciado por vários fatores externos e internos, que muitas vezes não há como mensurar, tem-se a premissa que essa equação não é válida para todos os conjuntos de dados. Nesse sentido, este trabalho buscou, com um conjunto de dados obtidos do controle tecnológico da execução de placas de concreto simples do Quarto Anel Rodoviário, em Fortaleza, avaliar a correlação existente entre esses parâmetros. Os resultados analisados encontraram uma equação que difere da prevista em norma. Contudo os erros calculados com a aplicação das duas equações são próximos, fazendo com que a equação ora existente possa ser aplicada.

Biografia do Autor

Luciana Rabelo de Brito, Universidade de Fortaleza - Unifor

Arquiteta e Urbanista e Engenheira Civil pelo Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente é Engenheira Civil da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará.

Antônia Fabiana Marques Almeida, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda em Engenharia de Transportes na Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Engenharia de Transportes pela UFC (2010). Graduada em Engenharia Civil pela UFC (2014). Tecnóloga em Estradas pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará - IFCE (2005). Professora da Universidade Federal do Cariri - UFCA.

Francisco Heber Lacerda de Oliveira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Engenharia de Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará - UFC. Affiliate Member in the American Society of Civil Engineers - ASCE. Tem experiência em Planejamento do Transporte Aéreo, Operação, Manutenção e Reabilitação de Infraestruturas Aeroportuárias, especialmente em pavimentos de pátios e de pistas de pouso e decolagem.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Brito, L. R. de, Almeida, A. F. M., & Oliveira, F. H. L. de. (2019). Análise da correlação entre resistência à compressão axial e à tração na flexão em pavimentos rígidos. Revista Tecnologia, 40(2). https://doi.org/10.5020/23180730.2019.9812

Edição

Seção

Artigos