Sistema OFDM com estimadores de frequência e de fase para sincronização de portadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2019.7506

Resumo

Orthogonal frequency-division multiplexing, ou OFDM, é uma técnica de modulação utilizada em comunicações sem fio em que se utilizam múltiplas portadoras ortogonais com alguma superposição espectral. Apesar de sua grande robustez contra multipercuso em canais móveis, o sistema OFDM apresenta alta susceptibilidade a erros de sincronismos de frequência e de fase. O presente artigo apresenta uma arquitetura de comunicação em que o receptor é dotado de estimadores de fase e frequência que, em conjunto, mitigam os efeitos dos erros de frequência e de fase. O desempenho do sistema é analisado em termos da taxa de erro de bits. Adicionalmente, é investigado a performance do sistema quando cada um dos estimadores opera isoladamente. Também é avaliado o desempenho dos estimadores em termos da variância do erro dos parâmetros estimados e comparado com o limite de Cramer-Rao. Como principal resultado, verificou-se que o sistema, quando funcionando com os dois estimadores simultaneamente, cancela os erros de sincronismo de frequência e de fase e atinge uma taxa de erro de bits próximo do limite teórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubem Vasconcelos Pacelli, Universidade de Fortaleza - Unifor

Graduação em Engenharia Eletrônica pela Unifor. Durante o período de graduação, estagiou na Armtec, onde trabalhou no projeto e layout de PCB (Printed Circuit Board). Foi monitor voluntário da disciplina de teoria de controle, onde desenvolveu métodos de ensino em Matlab/Simulink.Foi bolsista CNPq na área de telecomunicações, onde estuda técnicas de modulações, processamento de sinais e comunicação espacial. Atualmente é aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Teleinformática (PPGETI) na UFC, onde realiza estudos na área de comunicação espacial e dispositivos FPGA's. Tem interesse em sistemas de telecomunicações, processamento digital de sinais e sistemas embarcados: microcontroladores; FPGA e DSP; projeto e layout de PCI.

Antônio Macilio Pereira de Lucena, Universidade de Fortaleza - Unifor

É graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos-SP, Brasil, em 1980, mestre em eletrônica e telecomunicações espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), São José dos Campos-SP, Brasil, em 1986, e doutor em engenharia de teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil, em 2006. Trabalha no INPE desde 1983 onde desenvolveu vários projetos nas áreas de telecomunicações espaciais, eletrônica e radioastronomia. Desde 2007 é também professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Seus atuais interesses em pesquisas incluem técnicas de sincronização, telecomunicações espaciais, processamento de sinal, processamento de imagem, e teoria de comunicação.

Downloads

Publicado

2019-06-19

Como Citar

Pacelli, R. V., & Lucena, A. M. P. de. (2019). Sistema OFDM com estimadores de frequência e de fase para sincronização de portadora. Revista Tecnologia, 40(1). https://doi.org/10.5020/23180730.2019.7506

Edição

Seção

Artigos