Operacionalização da logística reversa entre uma empresa eólica e uma cooperativa de catadores

Autores

  • Nicole Rios Tavares Universidade de Fortaleza
  • Adriana de Oliveira Sousa Leite Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2016.V37.1/2.67-77

Resumo

Esta pesquisa apresenta um estudo das vantagens da doação dos resíduos sólidos recicláveis de uma empresa privada para uma cooperativa, que possui geração frequente desses resíduos, no caso, uma empresa do ramo de energia eólica. A destinação final adequada dos resíduos sólidos sempre foi um desafio, e é um dos grandes problemas enfrentados atualmente, devido ao descarte incorreto em áreas inapropriadas. A geração dos resíduos aumentou bastante com o desenvolvimento tecnológico, e como alternativa para a diminuição do volume e o descarte ambientalmente correto, a prática da logística reversa é considerada a mais indicada, por incentivar a reutilização dos resíduos e, consequentemente, prolongar a vida útil dos produtos. Essa prática é o grande estímulo para a ação das cooperativas de catadores, que geram renda na comercialização desses resíduos para as indústrias recicladoras, e com isso são papéis importantes para manter a sustentabilidade do planeta. Foi constatado que os resultados dessa doação reduziram o custo da empresa com a destinação correta dos seus resíduos e trouxe, também, para a cooperativa o lucro, a partir da reciclagem desses resíduos sólidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Rios Tavares, Universidade de Fortaleza

Estudante do curso de graduação em Engenharia Ambiental da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Bolsista voluntária do projeto de pesquisa: ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS E QUALIDADE DAS ÁGUAS DO SISTEMA HÍDRICO LAGOA DA PRECABURA, REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA, CEARÁ. Atualmente é estagiária de nível superior da Empresa Industrial Técnica (EIT)

Adriana de Oliveira Sousa Leite, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1994). Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (1999). Doutora em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (2004). É professora doutora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIFOR. Compõe o grupo de pesquisa em Recursos Hídricos e Tecnologia Ambiental onde desenvolve trabalhos em parceria com o departamento de solos da UFC. Auxilia em pesquisas relacionados aos estudos de corrosão no Laboratório de Pesquisa em Corrosão da UFC. Atua, profissionalmente, em processos químicos gerais tendo foco no tratamento de superfícies, pintura industrial, esmaltação e processos de tratamento de água e efluentes. Experiência em sistema de gerenciamento da qualidade, rotina de produção, gerenciamento de despesas e programas de redução de custos na área de aços laminados a frio e químicos. Coordena os laboratórios de controle de produção e desenvolvimento da Esmaltec, com equipe de analistas e auxiliares de processos químicos, dando suporte a produção e engenharia de produto do seguimento de linha branca.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Tavares, N. R., & Leite, A. de O. S. (2016). Operacionalização da logística reversa entre uma empresa eólica e uma cooperativa de catadores. Revista Tecnologia, 37(1/2), 67–77. https://doi.org/10.5020/23180730.2016.V37.1/2.67-77

Edição

Seção

Artigos