Integração da segurança no trabalho ao processo de planejamento e controle da produção na construção civil: um estudo exploratório.

Autores

  • Tarcísio Abreu Saurin
  • Carlos Torres Formoso
  • Lia Buarque de Macedo Guimarães

Palavras-chave:

segurança no trabalho, planejamento e controle da produção, macroergonomia.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que visa desenvolver um modelo de planejamento e controle da segurança no trabalho (PCS) de modo integrado ao processo de planejamento e controle da produção (PCP). Um estudo piloto para avaliar a viabilidade da integração foi conduzido em um canteiro de obras de uma obra de edificações. O planejamento da segurança foi introduzido no ciclo de planejamento e controle já existente. O estudo permitiu concluir que alguns conceitos e métodos de produção enxuta que têm sido usados com sucesso no PCP (tal como o método Last Planner) podem ser facilmente aplicáveis ao planejamento da segurança. Por exemplo, um indicador de desempenho denominado PPS( Percentual de Pacotes de Trabalho Seguros), similar ao PPC, é potencialmente útil para o controle da segurança. Com base na análise global do estudo de caso, são propostas algumas diretrizes para o aperfeiçoamento do modelo de PCS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Saurin, T. A., Formoso, C. T., & Guimarães, L. B. de M. (2009). Integração da segurança no trabalho ao processo de planejamento e controle da produção na construção civil: um estudo exploratório. Revista Tecnologia, 23(1). Recuperado de https://ojs.unifor.br/tec/article/view/169

Edição

Seção

Artigos