Estudo hidrológico da bacia hidrográfica do riacho e porões para fins de dimensionamento de uma pequena barragem localizada no município de Crato-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2025.13564

Resumo

Barragens são obras de engenharia destinadas ao acúmulo de água para diversas finalidades como irrigação, navegeção, recreação e outras, e tornando-se fundamental para o desenvolvimento das civilizações. Antigamente, a função primordial das barragens era o armazenamento de água para suprir a escassez nos períodos secos. Em áreas rurais, a construção de barragem de terra são as mais comumente utilizada para o serviços de abastecimento humano, pesca, abastecimento animal. Assim, com a finalidade de evitar incidentes e acidentes referentes aos aspectos estruturais, econômicos, ambientais e sociais, a elaboração de um bom projeto é o primeiro passo para a implantação e operação de uma barragem com segurança. Desse modo, o objetivo da pesquisa foi realizar o estudo hidrológico para o projeto de dimensionamento de uma pequena barragem no município de Crato-CE, adotando técnicas e critérios de dimensionamento. Através de formulações empírica e semiempíricas na literatura, analisou-se os atributos hidrológicos necessários para o dimensionamento da barragem. A bacia hidrográfica resultante da delimitação deste estudo constituiu-se de uma área de 9,091 ha, sendo considerada uma bacia pequena, resultando numa vazão de 3,9406 m³/s para o tempo de retorno de 10000 anos, para esse tempo a intensidade da chuva foi de 7,41 mm/min. Com a análise dos resultados, concluiu-se que a bacia hidrográfica é arredondada com propensão a enchente e, sendo considerada bem drenada. Salienta-se ainda que, as variáveis hidrológicas precisam levar em consideração as particularidades do reservatório, devido a fatores que podem influenciar diretamente em sua oferta hídrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Glaubenio Cavalcante de Almeida , Faculdade Cisne, Quixadá, Ceará, Brasil

Pós-graduando em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Maracanaú. Pós-graduado em Energias Renováveis pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Limoeiro do Norte (2023). Graduado em Engenharia Civil pela CISNE - Faculdade de Quixadá (2020).

Maria Jorgiana Ferreira Dantas, Instituto Federal do Pará, Breves, Pará, Brasil

Graduação em Recursos Hídricos/Saneamento Ambiental pela Faculdade de Tecnologia CENTEC-Cariri, Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Agronômicas, bolsista de doutorado sanduiche pela CAPES na Universidad de Valência/Espanha. Tem experiência na área de Saneamento Ambiental, Engenharia Agrícola, Sensoriamento Remoto e Expressão Gráfica com ênfase em Recursos Hídricos e Geoprocessamento Ambiental. Atualmente é docente do Instituto Federal do Pará. 

Aline Islia Almeida de Sousa, Instituto de Meio Ambiente de Morada Nova, Morada Nova, Ceará, Brasil

Mestre em Tecnologia e Gestão Ambiental pelo Instituto Federal  do Ceará Campus Fortaleza Ceará. Foi bolsista do CNPq, pesquisando sobre avaliação  do ciclo de vida de painéis pré-moldados para habitações sociais, através do Laboratório  de Energias Renováveis e Conforto Ambiental (LERCA). Intercâmbio acadêmico na  Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal. Graduada em Tecnologia  em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará Campus Limoeiro do Norte.  Foi Bolsista PIBIC/IFCE. Estágio na Caritas Diocesana de Limoeiro do Norte, com foco  nos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, e em outras atividades  desenvolvidas pela mesma. Foi bolsista no Laboratório de Saneamento Ambiental de  Limoeiro do Norte (LABOSAM) com vínculo com a COGERH, analisando água para  consumo humano, rios, açudes e amostras particulares. Concentração nas seguintes áreas:  gestão ambiental, resíduos sólidos, avaliação do ciclo de vida, energias renováveis. 

Kátia Bezerra Rabelo, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Engenheira Civil e Supervisora de Obras, com experiência em  gestão e execução de projetos de construção. Cursa MBA em Gerenciamento de Projetos  e iniciará pós-graduação em Publicidade Municipal (UECE) e curso Técnico em Logística  (IFSULDEMINAS). Interesse em gestão de projetos, políticas públicas municipais e  logística aplicada à construção civil. 

Downloads

Publicado

2025-08-26

Como Citar

Almeida , F. G. C. de, Dantas, M. J. F., Sousa, A. I. A. de, & Rabelo, K. B. (2025). Estudo hidrológico da bacia hidrográfica do riacho e porões para fins de dimensionamento de uma pequena barragem localizada no município de Crato-CE. Revista Tecnologia, 46, 1–12. https://doi.org/10.5020/23180730.2025.13564

Edição

Seção

Artigos