Telhado verde como técnica compensatória para mitigação do escoamento superficial em drenagem urbana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2022.11687

Resumo

Para estabelecer o equilíbrio entre meio ambiente e desenvolvimento, as cidades necessitam cada vez mais adaptar suas edificações aos novos conceitos de Desenvolvimento de Baixo Impacto (DBI), cujo princípio é resgatar padrões hidrológicos existentes antes da urbanização, a exemplo das técnicas compensatórias em drenagem urbana, como os telhados verdes. Este trabalho propõe uma análise da atenuação da vazão de pico e da redução do escoamento superficial com a utilização dos telhados verdes em quatro bacias urbanas do município de Fortaleza/CE, onde são estabelecidos cenários com dois tipos de espessuras e inclinações diferentes com o propósito de evidenciar a influência dessas características na eficiência de cada sistema de naturação. A mitigação do escoamento superficial foi mais favorável no cenário que apresenta 60% das edificações com coberturas verdes, inclinação de até 15° e espessura da camada de substrato de 20 cm, cuja redução do pico de vazão observada foi de 23,65%, já no cenário que apresenta 60% das edificações com coberturas verdes, inclinação superior a 15° e espessura da camada de substrato de 12 cm, a redução da vazão foi de 14,73%. A técnica compensatória dos telhados verdes mostra-se capaz de reduzir o escoamento superficial direto e minimizar as águas despejadas no sistema de drenagem urbana, melhorando, consequentemente, as condições de inundações e alagamentos dentro das cidades. Todavia, constata-se que sua eficiência é altamente influenciada pela inclinação e espessura da camada de solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lídia Nunes de Sousa, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2009) e em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (2020).

Anísio de Sousa Meneses Filho, Universidade de Fortaleza

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Piauí (1986). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1991). Doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (incompleto). Diplomado pela Escola de Formação de Governantes do Ceará. Servidor público na carreira de Analista Judiciário. Engenheiro do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, exercendo atividades na Seção de Auditoria da Gestão Administrativa e Patrimonial, e atuando em auditorias de obras públicas. Foi membro da Comissão de Ética do TRT 7ª R. Foi membro do Núcleo de Gestão Estratégica do TRT 7ª R. Exerceu os cargos de Assistente Secretário (chefe do Setor de Engenharia) nessa instituição entre os anos de 2002 e 2008 e de Coordenador de Serviços (Chefe do Setor de Fiscalização e Obras de Engenharia entre os anos de 2010 e 2011). Consultor em Hidrologia e Drenagem Urbana. Foi professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Departamento de Física e Química, entre os anos de 2000 a 2005. Foi professor de Física do Colégio Batista Santos Dumont entre 1999 e 2001. Desde 2010, professor colaborador dos cursos preparatórios Master Concursos e Prime Concursos, nas áreas de Engenharia Civil e auditoria de obras públicas. Desde 2012, professor do curso de Engenharia Civil, do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Desde 2012, professor dos cursos de pós-graduação (Especialização) em Infraestrutura em Transportes e Rodovias, e de Gestão Portuária e Negócios Internacionais, promovidos pelo INBEC. Desde 2015, professor de pós-graduação (Especialização) em Engenharia de Obras de Infraestrutura da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Desde 2019, professor dos cursos de pós-graduação (Especialização) em Engenharia de Transportes: Rodovias, Portos e Ferrovias, e em Licitação e Gestão de Contratos Administrativos, promovidos pelo Instituto Navigare. Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) até junho de 2017.

Referências

AGUIAR, M. d. J. N.; VIANA, T. V. de A.; AGUIAR, J. V. de; JÚNIOR, R. R. C.; AQUINO, F. C. de; JÚNIOR, J. H. C. B. Dados climatológicos: Estação de Fortaleza, 2003. 2004.

BERTONI, J.; TUCCI, C. Hidrologia: Ciência e aplicação. Porto Alegre: UFRGS/ABRH, 2007.

CRUZ, M. A. S.; TUCCI, C. E.; SILVEIRA, A. Controle do escoamento com detenção em lotes urbanos. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 3, n. 4, p. 19–31, 1998.

FORTALEZA, P. de. Fortaleza em Mapas. 2018. Meio ambiente-microbacias hidrográficas. Disponível em: . Acesso em: 2020-07-05.

FUNCEME, F. C. d. M. e. R. H. Calendário das chuvas no estado do Ceará. 2019. Disponível em: .

GAROTTI, L. M.; BARBASSA, A. P. Estimativa de área impermeabilizada diretamente conectada e sua utilização como coeficiente de escoamento superficial. Engenharia Sanitária e Ambiental, SciELO Brasil, v. 15, n. 1, p. 19–28, 2010.

GARRIDO NETO, P. Telhados verdes como técnica compensatória em drenagem urbana na cidade do Rio de Janeiro: Estudo experimental e avaliação de sua adoção na bacia do rio Joana a partir do uso de modelagem matemática. Dissertação (Mestrado) — Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia, 2016.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2019. Disponível em: . Acesso em: 2020-06-08.

INPE. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 2011. Disponível em: <http://www.webmapit.com.br/inpe/topodata/>. Acesso em: 2020-03-02.

KOLB, W. Telhados de cobertura verde e manejo de águas pluviais. SIMPÓSIO CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA, v. 4, 2003.

KORZENIESKI, C. P. Avaliação da influência do uso de telhados verdes no escoamento superficial em um loteamento de Pelotas-RS. 61 f. Monografia (Graduação) —Faculdade de Engenharia Ambiental e Sanitária, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, 2016.

LAAR, M.; SOUZA, C. G.; PAIVA, V. L. d. A.; AMIGO, N. A. d.; TAVARES, S.; GRIMME, F. W.; GUSMÃO, F.; KOHLER, M.; SCHMIDT, M. Estudo de aplicação de plantas em telhados vivos extensivos em cidades de clima tropical. Encontro Nacional De Conforto No Ambiente Construído-Encac, v. 6, 2001.

MIGUEZ, M.; REZENDE, O.; VERÓL, A. Drenagem urbana: do projeto tradicional à sustentabilidade. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2015.

MORUZZI, R. B.; MOURA, C. C. d.; BARBASSA, A. P. Avaliação do efeito da inclinação e umidade antecedente na qualidade e quantidade das parcelas escoadas, percoladas e armazenadas em telhado verde extensivo. Ambiente Construído, SciELO Brasil, v. 14, n. 3, p. 59–73, 2014.

OHNUMA JÚNIOR, A. A. Medidas não convencionais de reservação d’água e controle da poluição hídrica em lotes domiciliares. São Carlos, 2008.

PEREIRA, D. C.; DUARTE, L. R.; SARMENTO, A. P. Determinação da curva de intensidade, duração e frequência do município de Ipameri–GO. REEC-Revista Eletrônica de Engenharia Civil, v. 13, n. 2, 2017.

SILVA, F. O. E. d.; PALÁCIO JÚNIOR, F. F. R.; CAMPOS, J. N. B. Equação de chuvas para Fortaleza-CE com dados do pluviógrafo da UFC. Revista DAE, 2013.

SILVEIRA, A. L. L. da. Desempenho de fórmulas de tempo de concentração em bacias urbanas e rurais. 2005.

STAHLHÖFER, I. S.; PEREIRA, M. F. B. Políticas públicas de implementação de coberturas verdes: O projeto de lei nº 115/2009 da câmara de vereadores de São Paulo. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v. 8, p. 386–398, 2013.

TOMAZ, P. Aproveitamento de água de chuva: para áreas urbanas e fins não potáveis. São Paulo: Navegar, 2003.

TUCCI, C. E. Coeficiente de escoamento e vazão máxima de bacias urbanas. Revista Brasileira de recursos hídricos, v. 5, n. 1, p. 61–68, 2000.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Nunes de Sousa, L., & de Sousa Meneses Filho, A. (2023). Telhado verde como técnica compensatória para mitigação do escoamento superficial em drenagem urbana. Revista Tecnologia, 43. https://doi.org/10.5020/23180730.2022.11687

Edição

Seção

Artigos