Simulação da geração de escoamento em máximos absolutos de precipitação com uso de telhado verde
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180730.2021.11551Resumo
A abordagem tradicional dada ao sistema de drenagem se traduz em obras de grande porte, de custo elevado e que causam transtornos às comunidades, além de transferir essas vazões para pontos mais a jusantes, causando novos transtornos. Tal situação tem impulsionado novas iniciativas que visam conter e/ou atenuar a geração das enchentes no meio urbano, tais como uso de pavimentos permeáveis, construção de reservatórios de retenção chamados de “piscininhas” e utilização de telhados verdes. Diante do exposto, o presente trabalho simula a implantação de sistemas de telhados verdes contínuos de diferentes espessuras de substrato e capacidades de retenção na cobertura do Terminal Rodoviário Governador Luiz Garcia. Considerando os eventos máximos de precipitação registrados em Aracaju/SE, estimou-se o volume de água jogado no sistema de drenagem com uso do telhado convencional, e por fim, estimou-se o volume de água escoado considerando diferentes sistemas de telhado, bem como determinou-se a redução percentual conseguida em cada caso. Os resultados mostraram uma redução do volume de água jogado no sistema de drenagem, variando de 10% para o maior evento de precipitação e menor espessura de substrato, até 100% para sistemas de camada de substrato de maior espessura. Conclui-se que a redução do volume de água jogado na rede de drenagem depende de como a camada de substrato e o uso em larga escala de telhados verdes implicarão em uma redução da vazão máxima, bem como no aumento no seu tempo de ocorrência, o que é benéfico para drenagem urbana, além de reduzir o risco de ocorrência de enchentes ou atenuar seus efeitos frente aos eventos extremos.
Downloads
Referências
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE METEREOLOGIA. Valor Máximo Absoluto da Precipitação Acumulada em 24h (mm). 2019. Disponível em: <http://www.inmet.gov.br>. Acesso em: 22 jun. 2019.
CALIL, V. da S.; BERNARDI, E. C. S.; RIGHES, A. A. Impacto da utilização de telhados verdes no escoamento superficial do Arroio Esperança em Santa Maria – RS. Disciplina rum Scientia.: Série: Naturais e Tecnológicas, Santa Maria, v. 15, n. 1, p.1-16, 2016.
ECOTELHADO (Porto Alegre - Rs). Mais que ideias, soluções verdes. 2017. Disponível em:. Acesso em: 17 ago. 2019.
GONÇALVES, T. de S. Mobilidade e centralidade: uma proposta de intervenção urbana na Praça João XXIII e seu entorno, bairro centro, Aracaju-SE. 2019. 94 f. TCC (Graduação) - Curso de Arquitetura, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2019.
KORZENIESKI, C. do P. Avaliação da influência do uso de telhados verdes no escoamento superficial em um loteamento de Pelotas-RS. 2016. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
MASCARENHAS, F. C. B. et al. Drenagem urbana na Bacia do Rio Trapicheiro, Rio de Janeiro/RJ. In: I SEMINÁRIO DE DRENAGEM URBANA DO MERCOSUL - V SEMINÁRIO NACIONAL DE DRENAGEM URBANA, 2001, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: ABRH, 2001, p. 111 - 116.
PEREIRA, C. F. J. G.; ALBUQUERQUE, T. M. A; GABRIEL FILHO. Potencial de captação de águas pluviais no Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju. In: VIII ENCONTRO DE RECURSOS HÍDRICOS DE SERGIPE, 8. 2015, Aracaju. Anais… Aracajú: EMBRAPA, 2015. p.112-116. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2019.
SANTOS, L. R. L. dos; LIMA, J. V. F. de; TIBÚRCIO NETO, L,; ROLEMBERG, R. R.; GONZAGA, G. B. M. Telhado Verde: uma proposta sustentável para construção civil. : Uma proposta sustentável para construção civil. Cadernos de Graduação: Ciências Exatas e Tecnológicas, Alagoas, v. 2, n. 4, p. 195-206, nov. 2017.
SKY GARDEN (São Paulo - SP). Sky Garden Paisagismo Sustentável. 2019. Disponível em: <https://www.skygarden.com.br>. Acesso em: 27 jul. 2019.
TESTON, A. Impacto do aproveitamento de água de chuva na drenagem: estudo de caso de um condomínio horizontal em Curitiba/PR. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Engenharia Civil, Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2015.
VIEIRA, C.; ALMEIDA, K. S.; ALBUQUERQUE, E. F. de. Influência de telhado verde pré-moldados na redução e retardo do escoamento em precipitações intensas. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE, 1., 2019, Campina Grande. Anais do I CONIMAS. Campina Grande: Realize, 2019. v. 1, p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conidis/anais.php. Acesso em: 15 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores, que, ao permitirem a publicação de seus textos, concordam que a Revista Tecnologia passe a ter o direito de divulgá-los por mídia impressa e eletrônica. A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém o estilo dos autores.