Uso de testes de hipóteses para verificar a relação entre chuvas e interrupções no fornecimento de energia elétrica no sistema de distribuição

Autores

  • Obed Leite Vieira Universidade Federal do Ceará (UFC) http://orcid.org/0000-0001-9220-0082
  • Camilo Martins Castelo Branco Camurca Enel Distribuição Ceará http://orcid.org/0000-0003-4184-179X http://orcid.org/0000-0003-4184-179X
  • Francisco Jeandson Rodrigues da Silva Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) e UniFanor Wyden
  • Douglas Aurélio Carvalho Costa Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Fellipe Souto Soares Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Roberto Bezerra Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Giovanni Cordeiro Barroso Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2020.10515

Resumo

Diversos eventos climáticos são causa de interrupções no fornecimento de energia no sistema de distribuição de energia elétrica. Entre eles, as chuvas são empiricamente consideradas causas diretas de interrupção. Com o objetivo de verificar estatisticamente a existência de uma relação entre o aumento do número de interrupções e a ocorrência de chuva, é utilizada a teoria do teste de hipóteses. Foi feito o comparativo da diferença das médias entre duas populações (quantidade média de interrupções em dias com chuvas e em dias sem chuvas) e testou-se a hipótese desse valor ser maior que zero. Entre as 70 localidades analisadas no sistema de distribuição da Enel Distribuição Ceará, em 56% há essa relação, com uma margem de 95% de confiança. Considerando o estado do Ceará como um todo, foi feito o teste para amostras emparelhadas cujo valor “p” foi próximo de zero, assim foi possível inferir uma forte relação entre a maior quantidade de interrupções quando ocorrem chuvas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Obed Leite Vieira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Engenharia Elétrica (Sistemas de Energia Elétrica) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2019. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2014. Auditor Fiscal de Tributos do Município de São Luís desde 2019. Exerceu função de Professor Substituto na Universidade Federal de Ceará no curso de Engenharia Elétrica em 2015 e de Engenheiro Eletricista na Enel Distribuição Ceará entre 2015 e 2017.

Camilo Martins Castelo Branco Camurca, Enel Distribuição Ceará http://orcid.org/0000-0003-4184-179X

Especialista de Planejamento da Expansão do Sistema Elétrico de Distribuição de Alta e Média tensão da ENEL Ceará (2009-Atual).

Francisco Jeandson Rodrigues da Silva, Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) e UniFanor Wyden

Professor dos Centros Universitários Uni7 e UniFanor Wyden. Realiza pesquisa voltada para as áreas de sistemas de potência com a inserção de energias renováveis

Douglas Aurélio Carvalho Costa, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Professor no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Suas pesquisas se concentram na área energias renováveis, geração distribuída e sistemas de potência.

Fellipe Souto Soares, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFC. Suas pesquisas se concentram na área de métodos computacionais aplicados a sistemas de potência.

José Roberto Bezerra, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Professor associado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tem experiência na área de sistemas de automação e controle de sistemas de potência, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico de falta, sistemas de potência, redes de petri, Redes Inteligentes (Smart Grids) e Restauração Automática de redes de distribuição de energia

Giovanni Cordeiro Barroso, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e ensino à distância, com ênfase em Controle Supervisório, redes de Petri coloridas, smart grids, algoritmos evolucionários, análise e modelagem de sistemas produtivos e avaliação na educação à distância.

Referências

ABRADEE. Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. <http://www.abradee.com.br/setor-de-distribuicao/a-distribuicao-de-energia>. Acesso em 05 de fevereiro de 2018.

FUNCEME. Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. <http://www.funceme.br/index.php/areas/23monitoramento/meteorol%C3%B3gico/406-chuvas-di%C3%A1rias#site>. Acesso em: 01 de fevereiro de 2018

BORTOLON, P.M. Aula 10 - Testes para Duas Amostras. Universidade do Espírito Santo. 2008

ANEEL. Agência Nacional de Energia Elétrica. Módulo 8 – Qualidade da Energia Elétrica. Prodist. 2008 (rev. 2017)

SARWAT, A.I.; AMINI, M.H.; DOMIJAN, A.J.; DAMNJANOVIC, A.; KALEEM, F.; Weather-based interruption prediction in the smart grid utilizing chronological data. Journal of Modern Power Systems and Clean Energy, vol. 4, no. 2, pp. 308-315, 2016.

BARBOSA, V.E.T; SILVA, P.A.M; VALLE, A.C.M; VALLE, P.A.M.; A Influência de Fatores Climáticos nas Interrupções do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica: Um Estudo de Caso. COMTECC. 2015.

LOPES, A.C.B.; LEINIOSKI, A.C.; CECCON, L.; Testes t para Comparação de Médias de Dois Grupos Independentes. UFPR. 2015

SAMPAIO, N.A. de S.; LEONI, R.C.; Utilização dos Testes de Hipóteses para a Média na Tomada de Decisão. AEDB. 2015

PONTES, M. do S.; REBOUÇAS, C.R.; Boas Práticas de Manutenção para a Melhoria dos Indicadores de Qualidade de Serviço. SENDI. 2006.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Vieira, O. L., Camurca, C. M. C. B., Silva, F. J. R. da, Costa, D. A. C., Soares, F. S., Bezerra, J. R., & Barroso, G. C. (2020). Uso de testes de hipóteses para verificar a relação entre chuvas e interrupções no fornecimento de energia elétrica no sistema de distribuição. Revista Tecnologia, 41(1). https://doi.org/10.5020/23180730.2020.10515

Edição

Seção

Artigos