Monitoramento de atividades de risco via dispositivo vestível na forma de um colete multisensoreado e microcontrolado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2021.10032

Resumo

Este artigo discorre sobre a pesquisa em desenvolvimento na área de engenharia aplicada no monitoramento de atividades que envolvam risco para a vida humana. O objetivo é desenvolver um tipo de uniforme capaz de informar ao usuário as condições em que ele se encontra, tentando alertar sobre perigos iminentes relacionados à atividade exercida. A tecnologia de sensores estará cada vez mais presente no dia a dia, principalmente em equipamentos, veículos, e também, em nossas roupas, chamada de tecnologia vestível. A pesquisa aqui apresentada é um protótipo do que virá a ser um uniforme amplamente sensoreado (multisensoreado), no qual chamamos de “uniforme consciente”, isso por ele monitorar as funções vitais e ambientais do usuário, bem como do local no qual se encontra. Este uniforme será projetado para ser configurado conforme as principais atividades desenvolvidas pelo usuário, podendo, inclusive, enviar sinais de comunicação voluntários e involuntários para uma estação base de monitoramento remota. O uniforme protótipo será construído em um colete que inicialmente será vestido sobre um uniforme padrão. Aqui será apresentado o projeto deste colete consciente sensoreado, seus requisitos, recursos, configurações de controle e monitoramento remoto. A tecnologia aqui proposta tem como objetivo preservar a integridade física dos profissionais que utilizarem o dispositivo microcontrolado, provido de diversos sensores e fontes de energia recarregáveis, além de posicionamento global e sistema de telemetria remota. Este dispositivo inovador deve ser desenvolvido e testado em campo, antes ser comercializado no futuro próximo.

Biografia do Autor

Ricardo Reno Ribeiro, Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá(1998). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica. 

Rodrigo Ramos Oliveira, Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.

Mestrando profissional em engenharia mecânica Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil., especialista em tecnologias e sistemas, e engenheiro de controle e automação

 

Filipe Wiltgen, Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.

Doutorado em Dispositivo e Sistemas Eletrônicos e Fusão Termonuclear Controlada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (2003). Mestrado em Dispositivos e Sistemas Eletrônicos e Fusão Termonuclear Controlada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (1998). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Taubaté - UNITAU (1994). 

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Ribeiro, R. R. ., Oliveira, R. R., & Wiltgen, F. (2022). Monitoramento de atividades de risco via dispositivo vestível na forma de um colete multisensoreado e microcontrolado. Revista Tecnologia, 42(2), 15. https://doi.org/10.5020/23180730.2021.10032

Edição

Seção

Artigos