Estresse e Docência: Um Estudo no Ensino Superior Privado

Autores

  • Patrícia Dalagasperina Faculdade Meridional – IMED
  • Janine Kieling Monteiro Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.37-51

Palavras-chave:

estresse, docentes, ensino superior

Resumo

O estresse no trabalho docente é considerado um dos principais problemas vivenciados pela categoria. Este estudo teve por objetivo identificar os fatores de estresse laboral de professores universitários do ensino privado e analisar as possíveis repercussões na saúde. Pautado na abordagem qualitativa, foram entrevistados nove professores de universidades da região metropolitana de Porto Alegre. Os resultados apresentam como principais fatores de estresse: sobrecarga de trabalho, cobranças e dificuldades de relacionamento com chefia e alunos; prejudicando a saúde destes profissionais. Foram sugeridas melhorias na gestão do trabalho, no processo de ensino e nas estratégias de enfrentamento pessoal como alternativas para redução do estresse.

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Publicado

20.01.2017

Como Citar

Dalagasperina, P., & Monteiro, J. K. (2017). Estresse e Docência: Um Estudo no Ensino Superior Privado. Revista Subjetividades, 16(1), 37–51. https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.37-51

Edição

Seção

Dossiê: Docência e Subjetividade