Estresse e Docência: Um Estudo no Ensino Superior Privado

Authors

  • Patrícia Dalagasperina Faculdade Meridional – IMED
  • Janine Kieling Monteiro Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.37-51

Keywords:

estresse, docentes, ensino superior

Abstract

O estresse no trabalho docente é considerado um dos principais problemas vivenciados pela categoria. Este estudo teve por objetivo identificar os fatores de estresse laboral de professores universitários do ensino privado e analisar as possíveis repercussões na saúde. Pautado na abordagem qualitativa, foram entrevistados nove professores de universidades da região metropolitana de Porto Alegre. Os resultados apresentam como principais fatores de estresse: sobrecarga de trabalho, cobranças e dificuldades de relacionamento com chefia e alunos; prejudicando a saúde destes profissionais. Foram sugeridas melhorias na gestão do trabalho, no processo de ensino e nas estratégias de enfrentamento pessoal como alternativas para redução do estresse.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-01-20

How to Cite

Dalagasperina, P., & Monteiro, J. K. (2017). Estresse e Docência: Um Estudo no Ensino Superior Privado. Revista Subjetividades, 16(1), 37–51. https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.37-51

Issue

Section

Dossiê: Docência e Subjetividade