Videologias: Discursos sobre Corpo e Beleza Feminina no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i3.e13483

Palavras-chave:

corpo, beleza, gênero, análise do discurso, mídias

Resumo

O objetivo desse artigo foi investigar efeitos de sentidos sobre o corpo feminino em imagens e legendas publicadas por influenciadoras digitais nos seus perfis do Instagram. Foram selecionados perfis públicos de sete influenciadoras digitais brasileiras analisados a partir de uma análise do discurso de Michel Pêcheux. As oito sequências discursivas selecionadas (fotos/vídeos mais legendas/comentários) se relacionavam com duas Formações Discursivas: Sentidos sobre corpo feminino e Sentidos sobre feminilidade. Os principais resultados destacam sentidos dominantes do corpo feminino publicizado como mercadoria para o alcance de um ideal de beleza mediante empenho meritocrático relacionado com o binarismo de gênero e a supremacia dos prazeres masculinos.

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Biografia do Autor

Natália Fernandes Resende, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pesquisadora Associada do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Sexualidades e Gêneros (Hubris/UFTM)

Rafael De Tilio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Possui graduação (2002) e pós-graduação (mestrado/2005; doutorado/2009) em Ciências, na área de Psicologia, pela USP. Desenvolve pesquisas referentes à área de violência, sexualidade, gênero e ideologia. É líder do HUBRIS - Laboratório de Estudos e Pesquisa em Sexualidade e Violência de Gênero (https://hubris-laboratorio-de-estudos-e-pesquisa.webnode.com/). Atualmente é Professor no Curso de Graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFTM.

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Publicado

20.11.2023

Como Citar

Resende, N. F., & De Tilio, R. (2023). Videologias: Discursos sobre Corpo e Beleza Feminina no Instagram. Revista Subjetividades, 23(3), 1–13. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i3.e13483

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa