A Prática Psicanalítica frente ao Sujeito Contemporâneo: Reflexões a partir da Clínica-Escola

Auteurs-es

  • Victoria Ayelen Gomez Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura PPGPsiCC do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). https://orcid.org/0000-0001-5753-6429
  • Daniela Scheinkman Chatelard Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura PPGPsiCC do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).

DOI :

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20iEsp2.e8985

Mots-clés :

psicanálise, clínica-escola, sujeito contemporâneo.

Résumé

Este trabalho debate acerca das contribuições da prática psicanalítica frente ao sujeito contemporâneo e das modalidades de expressão do sofrimento que nem sempre se apresentam sob a forma de sintomas ou são acompanhados de uma demanda de tratamento. Debate, ainda, o campo de atuação do psicanalista em instituições, tomando como referência a clínica do trabalho com adultos em uma clínica-escola. A análise foi desenvolvida a partir de uma experiência clínica de atendimento. Os pressupostos teórico-clínicos da experiência foram os da psicanálise e os da psicodinâmica do trabalho. A reflexão a respeito das diferentes práticas que utilizam a psicanálise como base, dentro do contexto da clínicaescola nas universidades, expõe novas formas de o sujeito contemporâneo se posicionar frente ao seu sintoma. Sugere-se uma função colaboradora de novas dinâmicas de atendimento. A proposta inclui pensar espaços de pesquisaintervençãocriação de dispositivos psicanalíticos de escuta inovadora. Concluímos pela importância da intervenção psicanalítica em instituições e ressaltamos a importância da transmissão do manejo clínico de base psicanalítica em instituições de ensino.

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Bibliographies de l'auteur-e

Victoria Ayelen Gomez, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura PPGPsiCC do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).

Doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura PPGPsiCC – UnB. Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Psicóloga pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina).

Daniela Scheinkman Chatelard, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura PPGPsiCC do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).

Professora associada no Programa da Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura - PCL do Instituto de Psicologia na Universidade de Brasília. Pós-doutorado na Universidade de Tel-Aviv - Departamento de Psicologia- Faculdade de Ciências Sociais (2020).

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Publié-e

2020-11-28

Comment citer

Gomez, V. A., & Chatelard, D. S. (2020). A Prática Psicanalítica frente ao Sujeito Contemporâneo: Reflexões a partir da Clínica-Escola. Revista Subjetividades, 20(Esp2), Publicado online: 28/11/2020. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20iEsp2.e8985

Numéro

Rubrique

Dossiê: O contemporâneo à luz da psicanálise

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