Construction et validation de l'échelle de connaissances sur le TDAH

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i1.e12975

Mots-clés :

trouble déficitaire de l’attention avec hyperactivité, psychométrie, psychoéducation

Résumé

Le but de cette étude était de présenter la construction et les preuves de validité d'une échelle qui évalue les connaissances sur le trouble déficitaire de l'attention/hyperactivité (TDAH). Les étapes de développement des instruments psychologiques ont été suivies : opérationnalisation du construit, analyse théorique des items, recherche de preuves de validité. Un total de 761 personnes des deux sexes, âgées entre 18 et 76 ans, avec un enseignement supérieur incomplet et complet y ont participé. La collecte des données a eu lieu par voie électronique. Une analyse d'ajustement du modèle logistique à trois paramètres de la théorie de la réponse à l'item a été effectuée. La version finale de l'échelle comporte 15 items et un indice de cohérence interne acceptable (α=0,73), en plus de cinq niveaux d'ancrage (-2, -2, 0, 1 e 2) qui permettent d'identifier les différences de connaissances sur le TDAH. Il est suggéré que davantage d'études utilisant cet instrument soient produites, contribuant à une validité plus robuste et, par conséquent, contribuant à la psychoéducation du TDAH.

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Bibliographies de l'auteur-e

Bruna Fragoso Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2021). Atualmente, Psicóloga Residente no Hospital Universitário de Santa Maria com ênfase na saúde do adulto em doenças Crônico Degenerativas.

Clarissa Tochetto de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Possui graduação (2011) e mestrado (2014) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutorado (2017) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (2013) pela Wainer & Piccoloto (WP). Atualmente, é professora adjunta no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSM. Coordena o Laboratório de Avaliação e Clínica Cognitiva (LACCog). Possui interesse pelas temáticas terapia cognitivo-comportamental, psicopatologia (especialmente TDAH em adultos), neurociências e saúde mental de estudantes universitários

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria da Resposta ao Item - GEPTRI. Tem experiência nas áreas de Estatística, Qualidade e Pesquisa de Mercado, atuando principalmente nos seguintes temas: dados autocorrelacionados, controle estatístico de processo (CEP), modelos ARIMA, pesquisa de mercado, amostragem, Teoria da Resposta ao Item (TRI) e Testes Adaptativos Informatizados (TAI).

Ana Cristina Garcia Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Realizou a graduação (1995), licenciatura (1997) e mestrado (1998) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Doutorado em Psicologia (2003) pela Universidade de São Paulo/USP-SP (Área de concentração: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano). Pós-Doutorado em Psicologia pela UFRGS (2009). Especialista em Processos de Ativação de Mudanças no Ensino Superior (2006) pela FIOCRUZ e em Terapia Cognitivo-Comportamental (2009) pela Wainer & Piccoloto. Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2010-2012); coordenadora do Curso de Psicologia/UFRGS (2015-2016). Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lecionando na graduação e Pós-graduação em Psicologia da UFRGS e do Programa Pós-graduação da UFSM. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (gestão 2014-2015 e 2016-2017). Atualmente é primeira secretária da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (gestão 2018-2020). Membro do Comitê Assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS (Períodos: 07/2015- 07/2017 e 07/2017 a 07/2019). Membro do GT Juventude ? Resiliência e Vulnerabilidade da ANPEPP (2006-2019). Participa do GT Processos, Saúde e Investigação em uma perspectiva Cognitivo-Comportamental. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, da Saúde e Clínica Psicológica. Áreas de interesse: Psicologia do Adolescente, Transição para a vida adulta; Desenvolvimento Psicológico em situações de risco, Terapia Cognitivo Comportamental, Saúde psicológica do estudante universitário, orientação profissional.

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Publié-e

2024-04-29

Comment citer

Rodrigues, B. F., Oliveira, C. T. de, Moreira Junior, F. de J., & Dias, A. C. G. (2024). Construction et validation de l’échelle de connaissances sur le TDAH. Revista Subjetividades, 24(1), 1–13. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i1.e12975

Numéro

Rubrique

Relatos de Pesquisa