Ser Jovem, Ser Belo: A Juventude sob Holofotes na Sociedade Contemporânea

Autores/as

  • Amliz Ferreira Lopes Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Érika de Sousa Mendonça Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.16.2.20-33

Palabras clave:

jovem, beleza, corpo, mídia

Resumen

O culto ao corpo na contemporaneidade vem produzindo e disseminando normas de adequação social, que se propagam através de meios midiáticos e reforçam a ideia da existência de um corpo ideal, cuja representação aparece atrelada à juventude, junto aos referenciais de felicidade e sucesso. Dentre os padrões disseminados está o corpo jovem, magro e belo, de modo que sobre os jovens as expectativas sociais de beleza são ainda maiores. Neste contexto, a pesquisa visou compreender como o jovem está se relacionando com o seu corpo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas junto a jovens de 18 a 29 anos de idade, frequentadores de uma academia de ginástica. Sobre os dados transcritos, realizou-se uma análise de conteúdo, que revelou três categorias de discussão, a saber: relação do jovem com o corpo; concepção juvenil de beleza; e sentidos atribuídos aos valores propagados pela mídia. Dentre os principais resultados encontrados, chamam-nos a atenção os tensionamentos nas falas dos jovens que apontam para a busca por um corpo ideal, ainda que compreendam tratar-se de uma invenção midiática com exigências que definem como impossíveis de se atingir. Referências à mídia e padrões de beleza atravessaram as narrativas, sendo classificadas como “abusiva” e “louca”, mas que os incita a buscar o corpo “perfeito”. Discursos normativos de beleza também permeiam suas narrativas, apontando o corpo para o sucesso, julgando o corpo do outro e expondo a necessidade da aceitação do outro para se sentirem aptos à vida social, profissional e afetiva.

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Biografía del autor/a

Amliz Ferreira Lopes, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Pernambuco (2014) e especialização em Neuropsicologia pelo Instituto de Neuropsicologia Aplicada (2016). Atualmente é psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social e psicóloga na área clínica.

Érika de Sousa Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora Assistente do Curso de Psicologia da UPE. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE, na linha de pesquisa de Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas (2012-2016); Especialista em Intervenções em Psicologia Clínica, pela Universidade Católica de Pernambuco (2004-2005). Participação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL) da UFPE, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC) da UFRJ e Práticas discursivas, Interação Social e Ensino (DISCENS) da UPE. Desenvolvimento de projetos de pesquisa na linha da Psicologia Política, problematizando a juventude, modos e processos de subjetivação e participação política e políticas públicas de juventude.

Publicado

2017-04-05

Cómo citar

Lopes, A. F., & Mendonça, Érika de S. (2017). Ser Jovem, Ser Belo: A Juventude sob Holofotes na Sociedade Contemporânea. Revista Subjetividades, 16(2), 20–33. https://doi.org/10.5020/23590777.16.2.20-33

Número

Sección

Artigos