O Adolescente Infrator e o Outro Social: Reflexões Psicanalíticas sobre a Indiferença

Autores/as

  • Andréa Máris Campos Guerra Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marina de Melo Silva Soares Otoni Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i3.5182

Palabras clave:

adolescente em conflito com a lei, indiferença, psicanálise, medida socioeducativa, pulsão.adolescente em conflito com a lei, pulsão.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a indiferença, a partir da experiência com adolescentes em conflito com a lei, focando-se na relação com o técnico responsável pelo seu acompanhamento na medida socioeducativa em meio aberto, com o intuito de compreender como é possível operar com esses jovens na medida. Para realizá-la, elegemos a psicanálise como referencial teórico. Como a indiferença não é um conceito psicanalítico, mas um termo recolhido da experiência com esses jovens, a fim de proceder à investigação dessa experiência, recorremos ao conceito de pulsão, em Freud, para definir a indiferença. Balizamos a discussão com a noção de transferência. Utilizamos um fragmento de caso de adolescente que cumpriu a medida de Prestação de Serviço à Comunidade, no qual a indiferença se apresentava como um obstáculo para a realização do trabalho proposto. Localizamos, ao final dessa investigação, a retificação do Outro como estratégia para operar com jovens indiferentes na medida.

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Biografía del autor/a

Andréa Máris Campos Guerra, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1995), mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período de estudos aprofundados na Université de Rennes II (2007) e pós-doutorado em andamento da Université Paris 8 (2018), sendo atualmente professora adjunta do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. Ênfase da produção acadêmica e profissional junto aos temas de Psicanálise e Política; Adolescência e Infração; Clínica psicanalítica.

Marina de Melo Silva Soares Otoni, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), pós- graduação em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e mestrado em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atuou como psicóloga no Serviço de Execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, de 2004 á 2013, acompanhando adolescentes em conflito com a lei no cumprimento das medidas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade . Desde 2003, atua como psicóloga clínica atendendo crianças, adolescentes e adultos. Em 2013, fundou a Clínica Base, na qual trabalha com psicologia clínica e presta consultoria para escolas e empresas sobre temas relacionados a infância e adolescência, realizando palestras e ministrando cursos. Desde 2015, coordena o Núcleo Interfaces de Direito e Psicanálise do PSILACS-UFMG, realizando cursos de extensão na universidade sobre temas relacionados a adolescência, violência, psicanálise na instituição, dentre outros, coordenando uma pesquisa histórica sobre o encontro do direito com a psicanálise e seminários sobre as temáticas abordadas nos cursos e na pesquisa em andamento.

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Publicado

2019-02-26

Cómo citar

Guerra, A. M. C., & Otoni, M. de M. S. S. (2019). O Adolescente Infrator e o Outro Social: Reflexões Psicanalíticas sobre a Indiferença. Revista Subjetividades, 18(3), 1–12. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i3.5182

Número

Sección

Estudos Teóricos

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