O Significado do Carro e a Mobilidade Cotidiana
Palabras clave:
Mobilidade cotidiana, significado do carro, pesquisa quanti-qualitativa.Resumen
Este estudo quanti-qualitativo objetivou conhecer os padrões de mobilidade cotidiana adotados pelos frequentadores de uma universidade privada, bem como compreender o significado que os participantes atribuem ao carro. Para sua viabilização foram aplicados 600 questionários e realizados cinco grupos focais com 39 sujeitos. A investigação ocorreu entre os meses de novembro de 2009 e janeiro de 2010. No tratamento e análise das informações coletadas foram utilizadas duas estratégias: estatística descritiva para os dados quantitativos e Análise de Conteúdo baseada em Bardin, para os dados qualitativos. Os resultados ressaltaram que a maioria dos entrevistados locomove-se predominantemente de automóvel particular, escolha que é motivada principalmente por uma percepção acentuada de risco de violência. Ademais, o carro é compreendido a partir de atributos objetivos e subjetivos: além de atender as necessidades de locomoção de seus usuários, condicionadas pela vida e pelo contexto citadino onde habitam, confere aos entrevistados "status" social e sentimentos de poder e liberdade.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Para autores: Cada manuscrito deverá ser acompanhado de uma “Carta de submissão” assinada, onde os autores deverão declarar que o trabalho é original e inédito, se responsabilizarão pelos aspectos éticos do trabalho, assim como por sua autoria, assegurando que o material não está tramitando ou foi enviado a outro periódico ou qualquer outro tipo de publicação.
Quando da aprovação do texto, os autores mantêm os direitos autorais do trabalho e concedem à Revista Subjetividades o direito de primeira publicação do trabalho sob uma licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY), a qual permite que o trabalho seja compartilhado e adaptado com o reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores têm a possibilidade de firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada na Revista Subjetividades (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores concedem, ainda, à Revista Subjetividades uma licença não exclusiva para usar o trabalho da seguinte maneira: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Para leitores: Todo o conteúdo da Revista Subjetividades está registrado sob uma licença Creative Commons Atribuição (CC-BY) que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim) seu conteúdo, desde que seja reconhecida a autoria do trabalho e que esse foi originalmente publicado na Revista Subjetividades.