Entrelaçamentos entre Psicanálise, Educação e Política: Experiências nos Espaços Escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v22i2.e11475

Palavras-chave:

psicanálise, educação, política, espaços escolares.

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo explorar alguns entrelaçamentos entre os campos da psicanálise, da educação e da política. Começamos com as contribuições freudianas sobre a dinâmica dos grupos, nas quais destacamos a submissão ao líder como forma de controlar hostilidades, porém também a possibilidade de se conceber fratrias que vão além dessa alienação. Seguimos com o que nos diz Winnicott sobre o espaço potencial enquanto lugar para o brincar criativo e para certa concordância possível, tanto no nosso psiquismo quanto entre aqueles que compartilham desta atmosfera. Abordamos, em seguida, o grupo analítico de Balint como exemplo de dispositivo clínico que segue, de forma semelhante, nessa linha traçada. Passamos, enfim, a discutir e a compartilhar três experiências cujo fio condutor consiste em serem relatos de pesquisa no espaço escolar, ilustrando a temática estudada. Além de atravessadas por questões psicanalíticas, educacionais e políticas, essas vivências ressaltam a possibilidade de existência de coletivos que funcionem enquanto espaços criativos. Nessa perspectiva, acreditamos que podem existir lugares de cooperação e de concordância, apesar de inevitáveis conflitos. A partir disso, colocamos a seguinte questão: esses lugares podem ser vinculados a um tipo de posicionamento mais democrático? Por fim, defendemos que mesmo havendo a confrontação - por ser intrínseca à vida humana - pode existir diferentes possibilidades de criar soluções coletivamente.

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Biografia do Autor

Maria Regina Maciel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Saúde Coletiva, Professora Associada da UERJ.

Taísa Resende Sousa, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, na Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Psicologia em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB). Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Substituta da Faculdade de Educação - Departamento Teoria e Fundamentos - UnB (de 2015 a 2016). Realização do curso de formação dos Módulos Fundamentais sobre a obra de Sigmund Freud, no Centro de Estudos e Eventos Psicanalíticos de Uberlândia - CEEPU (252 horas) e realização do curso sobre os Fundamentos da Psicanálise de Winnicott (38 horas), organizado pelo grupo A psicanálise de Winnicott em Brasília. Interesse de estudos em: Psicanálise, Psicologia Clínica, Psicologia da Educação, Infância e Propostas de escolas transformadoras.

Regina Lúcia Sucupira Pedroza, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Psicologia, Professora Associada da UnB com Pós Doutorado na França.

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Publicado

15.06.2022

Como Citar

Maciel, M. R., Sousa, T. R., & Sucupira Pedroza, R. L. (2022). Entrelaçamentos entre Psicanálise, Educação e Política: Experiências nos Espaços Escolares. Revista Subjetividades, 22(2), e11475. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v22i2.e11475

Edição

Seção

Estudos Teóricos