Contributions to the evaluation of the existential psychotherapeutic process from the patients’ perspective
DOI:
https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v26i1.e15147Keywords:
psychotherapy, existentialism, common factor theory, patient factors, process evaluationAbstract
Meta-analytic studies have shown that various psychotherapeutic approaches demonstrate comparable efficacy in their clinical outcomes, with the quality of the therapeutic alliance, the therapist’s skills, and the patient’s characteristics emerging as common factors that account for these positive results. This theoretical article, based on a narrative review of national and international literature on the effectiveness of psychotherapies and existentialist clinical psychology, aims to discuss the role of patients in understanding the efficacy of existential psychotherapy. Specifically, it addresses patients’ readiness for change and their capacity to construct new life perspectives, their active engagement in the clinical process, the role of social support networks, and the sociological implications that unfold from the broader context—contributing to reflections on process evaluation within this approach.
Downloads
References
Beauvoir, S. (2005). Por uma moral da ambiguidade. Nova Fronteira.
Bocca, M. C., Silva, C. A. F., Schneider, D. R., & Freitas, S. M. P. (2022). No Limite: Um Olhar Sartriano acerca da Relação Psicoterapêutica com uma Cliente Borderline. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, 10(2), 37-57. https://doi.org/10.26512/rfmc.v10i2.48397
Cannon, B. (1999). Sartre and existential psychoanalysis. The Humanistic Psychologist, 27(1), 23-50. https://doi.org/10.1080/08873267.1999.9986897
Castro, F. G., Resende, A. D., & Gabriel, M. (2020). Contribuições da psicanálise existencial à prática clínica: Indicações teóricas e metodológicas. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 20(spe), 1331-1348. https://doi.org/10.12957/epp.2020.56664
Cuijpers, P., Reijnders, M., & Huibers, M. J. H. (2019). The Role of Common Factors in Psychotherapy Outcome. Annual Review of Clinical Psychology, 15, 207-231. https://doi.org/10.1146/annurev-clinpsy-050718-095424
Gomes, W. B., & Castro, T. G. (2010). Clínica fenomenológica: Do método de pesquisa para a prática psicoterapêutica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(spe), 81-93. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000500007
Jaspers, K. (1973). Psicopatologia geral. Livraria Atheneu.
Jordão, S. J. S. C. (2014). Processo de mudança em psicoterapia existencial: Perspectiva do paciente [Dissertação de Mestrado, Instituto Superior de Psicologia Aplicada]. http://hdl.handle.net/10400.12/3684
Lambert, M. J., & Barley, D. E. (2001). Research summary on the therapeutic relationship and psychotherapy outcome. Psychotherapy: Theory, Research, Practice, Training, 38(4), 357-361. https://doi.org/10.1037/0033-3204.38.4.357
Lessa, J. M., & Sá, R. N. (2006). A relação psicoterapêutica na abordagem fenomenológico-existencial. Análise Psicológica, 24(3), 393-397. https://doi.org/10.14417/ap.179
Lindfors, O. (2021). What patient characteristics predict treatment success or failure in short- and long-term psychotherapies? Nordic Journal of Psychiatry, 75(sup1), S2. https://doi.org/10.1080/08039488.2021.2019902
Luborsky, L., Rosenthal, R., Diguer, L., Andrusyna, T. P., Berman, J. S., Levitt, J. T., Seligman, D. A., & Krause, E. D. (2002). The Dodo bird verdict is alive and well – Mostly. Clinical Psychology: Science and Practice, 9(1), 2-12. https://doi.org/10.1093/clipsy.9.1.2
Mackrill, T. (2008). Exploring psychotherapy clients' independent strategies for change while in therapy. The British Journal of Guidance & Counselling, 36(4), 441-453. https://doi.org/10.1080/03069880802343837
Marcus, D. K., O'Connell, D., Norris, A. L., & Sawaqdeh, A. (2014). Is the Dodo bird endangered in the 21st century? A meta-analysis of treatment comparison studies. Clinical Psychology Review, 34(7), 519-530. https://doi.org/10.1016/j.cpr.2014.08.001
Martins, F. (1999). O que é pathos? Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 2(4), 62-80. http://www.scielo.br/pdf/rlpf/v2n4/1415-4714-rlpf-2-4-0062.pdf
Nascimento, A. B., Campos, C. M., & Alt, F. (2012). Psicologia Fenomenológica, Psicanálise Existencial e Possibilidades Clínicas a partir de Sartre. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 12(3), 706-723. https://www.redalyc.org/pdf/4518/451844639002.pdf
Pretto, Z. (2022a). A psicoterapia existencialista como uma mediação para a reinvenção de biografias. In V. A. Angerami (Org.), A psicoterapia sob Sartre (pp. 321-335). Artesã.
Pretto, Z. (2022b). Como a psicoterapia existencialista pode ser transformadora nas/das infâncias? Caminhos da clínica existencialista para e com as crianças. In Z. Pretto, D. R. Schneider, M. Strelow, & T. M. Grigolo (Org.), Psicoterapia existencialista: Princípios metodológicos (pp. 101-116). Juruá.
Rosa, B. D., & Freitas, S. M. P. (2022). Atitude empática: A abertura necessária para a compreensão da constituição do sujeito. In Z. Pretto, D. R. Schneider, M. Strelow, & T. M. Grigolo (Org.), Psicoterapia existencialista: Princípios metodológicos (pp. 133-148). Juruá.
Sartre, J. P. (2002a). Crítica da Razão Dialética. DP&A. (Trabalho original publicado em 1960)
Sartre, J. P. (2002b). Saint Genet: Ator e mártir. Vozes.
Sartre, J. P. (2010). A transcendência do ego: esboço de uma descrição fenomenológica. Cadernos Espinosanos, 22, 183-228. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2010.89393
Sartre, J. P. (2011). O ser e o nada: Ensaio de ontologia fenomenológica (18a ed.). Vozes.
Sartre, J. P. (2013). O idiota da família: Gustave Flaubert de 1821 a 1857 (Vol. 1). L&PM.
Sartre, J. P. (2014). O existencialismo é um humanismo (4a ed.). Vozes.
Sartre, J. P. (2015). O que é a subjetividade? (E. S. Abreu, Trad.). Nova Fronteira.
Schneider, D. R. (2008). O Método Biográfico em Sartre: Contribuições do Existencialismo para a Psicologia. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 8(2), 289-308. https://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v8n2/v8n2a13.pdf
Schneider, D. R. (2010). Horizonte de racionalidade acerca da dependência de drogas nos serviços de saúde: implicações para o tratamento. Ciência & Saúde Coletiva, 15(3), 687-698. https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000300011
Schneider, D. R. (2011). Sartre e a psicologia clínica. Editora da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187669
Schneider, D. R., Thurow, C. F., Strelow, M., Sousa, A. L., & Rodrigues, G. (2022). A teoria dos fatores comuns na psicoterapia existencialista: Elementos iniciais para uma avaliação de processo. In Z. Pretto, D. R. Schneider, M. Strelow, & T. M. Grigolo (Org.), Psicoterapia existencialista: Princípios metodológicos (pp. 149-165). Juruá.
Sousa, D. (2017). Investigação Científica em Psicoterapia e Prática Psicoterapêutica: Os dados da investigação mais relevantes para os clínicos. Fim do Século.
Stenzel, L. M. (2020). Fenomenologia e relação terapêutica: Uma revisão integrativa da literatura. Perspectivas em Psicologia, 24(2), 73-102. https://doi.org/10.14393/PPv24n2a2020-58170
Teixeira, J. A. C. (2006). Introdução à psicoterapia existencial. Análise Psicológica, 24(3), 289-309. https://doi.org/10.14417/ap.169
Teixeira, J. A. C. (2017). Ser psicoterapeuta existencialista é fazer política. In F. G. Castro, D. R. Schneider, G. D. Janja, & B. Bloc (Eds.), J. P. Sartre e os desafios à psicologia contemporânea (pp. 190-195). Via Vérita.
Torres, E. R. T., Santos, A. H., & Langaro, F. (2022). Uma proposta de método clínico baseado em Jean-Paul Sartre. In Z. Pretto, D. R. Schneider, M. Strelow, & T. M. Grigolo (Orgs.), Psicoterapia existencialista: Princípios metodológicos (pp. 47-63). Juruá.
Wampold, B. E. (2001). The great psychotherapy debate: Models, methods, and findings. Routledge.
Wampold, B. E. (2015). How important are the common factors in psychotherapy? An update. World Psychiatry, 14(3), 270-277. https://doi.org/10.1002/wps.20238
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2026 Raquel Wzorek, Zuleica Pretto, Daniela Ribeiro Schneider

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Para autores: Cada manuscrito deverá ser acompanhado de uma “Carta de submissão” assinada, onde os autores deverão declarar que o trabalho é original e inédito, se responsabilizarão pelos aspectos éticos do trabalho, assim como por sua autoria, assegurando que o material não está tramitando ou foi enviado a outro periódico ou qualquer outro tipo de publicação.
Quando da aprovação do texto, os autores mantêm os direitos autorais do trabalho e concedem à Revista Subjetividades o direito de primeira publicação do trabalho sob uma licença Creative Commons de Atribuição (CC BY NC), a qual permite que o trabalho seja compartilhado e adaptado com o reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores têm a possibilidade de firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada na Revista Subjetividades (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores concedem, ainda, à Revista Subjetividades uma licença não exclusiva para usar o trabalho da seguinte maneira: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Para leitores: Todo o conteúdo da Revista Subjetividades está registrado sob uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY NC) que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim) seu conteúdo, desde que seja reconhecida a autoria do trabalho e que esse foi originalmente publicado na Revista Subjetividades.















