Group processes in mourning for COVID-19: a look at human development

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i2.e12948

Keywords:

mourning, group processes, bioecological theory, development

Abstract

This article presents an experience report on  groups with people mourning the loss of family members who were victims of COVID-19, in which the group process became relevant to deal with individual and collective suffering. The group offering was carried out virtually by professionals, employees, and students from the University of Brasília (UnB). The group process was analyzed through the lens of Bioecological Theory. Participants recognized the group as a legitimate microsystem for experiencing grief, and in the meetings, and the synergistic action of person, context, and time was observed in a way in which proximal processes were established for group members and other facilitators. The social and scientific relevance of this initiative responding to psychosocial demands during the pandemic was highlighted, and insertion actions in public policies were described as future proposals included and agreed on in the social agenda. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Silvia Renata Lordello, Universidade de Brasília - UNB, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Psicóloga e Pedagoga pela Universidade de Brasília, com mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura e da graduação em Psicologia na Universidade de Brasília. Atuou como coordenadora do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP), serviço-escola de Psicologia na UnB e também foi editora associada do periódico Psicologia: Teoria e Pesquisa. É coordenadora do Laboratório de Família, Grupos e Comunidade (LABFAM), na UnB. Orienta mestrado e doutorado em temas relacionados às Intervenções Psicossociais no campo das vulnerabilidades. Os projetos de pesquisas mais recentes envolvem temáticas como sexting, violência sexual, gênero, empregabilidade de travestis e transexuais, medidas socioeducativas, políticas públicas na área de direitos humanos. Desenvolve orientações também no campo das Intervenções terapêuticas, principalmente voltadas aos adolescentes e jovens e suas famílias, na abordagem sistêmica.

Acileide Cristiane Fernandes Coelho, Universidade de Brasília - UNB, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Psicóloga, pela Universidade de Brasília - UnB. Doutoranda do Programa de Pós-graduação de Psicologia clínica e Cultura da Universidade de Brasília - UnB. Psicodramatista - Especialista em Psicodrama Clínico e Socioeducacional pelo Interpsi - Centro de Psicodrama de Brasília e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (CPB/PUCGO). Psicodramatista Didata pela Associação Brasiliense de Psicodrama (ABP). Psicodramatista supervisora (Nivel III) em formação pela ABP/DF. Especialista em Psicopatologia e Psicodiagnóstico pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Assistência Social, servidora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDES-GDF. Atuando no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) como psicóloga. Pesquisadora/fundadora do Grupo PesquisAr SUAS. Docente nas áreas da psicologia com abordagem sistêmica, jurídica, social e psicodrama. Atuação com foco na área de Psicologia, com ênfase em processos grupais e atendimento familiar na área social, com foco nos seguintes temas: família, vulnerabilidade social, processos grupais, comunidade, violência, psicodrama e sociodrama.

Aline Rose Inácio Pinho, Universidade de Brasília - UNB, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2009) e mestrado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2012). Doutoranda do Programa de Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília. Atualmente, especialista em assistência social - psicóloga - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, atuando principalmente nos seguintes temas: atendimento a indivíduos e famílias que vivenciaram situações de violência, especialmente intrafamiliar, contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

References

Bronfenbrenner, U. (1999). Environments in developmental perspective: Theoretical and operational models. In S. L. Friedmann & T. D. Wacks (Eds.), Measuring environment across the life span: Emerging methods and concepts (pp. 3-30). Washington, DC: American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/10317-001

Bronfenbrenner, U. (2001). A teoria bioecológica do desenvolvimento humano. In Smelser, N. & Baltes, P. (Eds.). Enciclopédia internacional das ciências sociais e comportamentais (pp. 6963-6970). Oxford: Pergamon Press/Elsevier Science.

Bronfenbrenner, U. (2011). Bioecologia do desenvolvimento humano: Tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed.

Bronfenbrenner, U. & Ceci, S. (1994). Nature-Nurture reconceptualized in developmental perspective: A bioecological model. Psychological Review, 101(4): 568-586. https://doi.org/10.1037/0033-295X.101.4.568

Bronfenbrenner, U. & Evans, G. (2000). Developmental science in the 21st century: Emerging questions, theoretical models, research designs and empirical findings. Social Development, 9, 115-125. https://doi.org/10.1111/1467-9507.00114

Bronfenbrenner, U. & Morris, P. A. (2006).The ecology of developmental processes. In W. Damon (Series Ed.) & R. Lerner (Vol. Ed.), Handbook of child psychology: Theoretical models of human development (vol.1, pp. 793-826). New York: John Wiley & Sons.

Conselho Federal de Psicologia. (2020). Resolução nº 04 de 26 de março de 2020. Dispõe sobre regulamentação de psicológicos prestados por meio de Tecnologia da Informação e Comunicação durante a pandemia de COVID-19. Recuperada de https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-4-2020-dispoe-sobre-regulamentacao-de-servicos-psicologicos-prestados-por-meio-de-tecnologia-da-informacao-e-da-comunicacao-durante-a-pandemia-do-covid-19?origin=instituicao&q=004/2020

Conselho Federal de Psicologia. (2018). Resolução nº 11 de 11 de maio de 2018. Regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e da comunicação. Recuperada de https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2018/05/RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-11-DE-11-DE-MAIO-DE-2018.pdf

Conselho Federal de Psicologia. (2005). Resolução nº 10 de 21 de julho de 2005. Aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Recuperada de https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf

Crepaldi, M. A., Schmidt, B., Noal, D. da S., Bolze, S. D. A., & Gabarra, L. M. (2020). Terminalidade, morte e luto na pandemia de COVID-19: demandas psicológicas emergentes e implicações práticas. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200090. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200090

Diolaiuti, F., Marazziti, D., Beatino, M. F., Mucci, F. & Pozza, A. (2021). Impact and consequences of COVID-19 pandemic on complicated grief and persistent complex bereavement disorder. Psychiatry Research. 300(2021), 113916. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2021.113916

Fundação Oswaldo Cruz (2020). Processo de Luto no Contexto da COVID-19. Ministério da Saúde, Governo Federal do Brasil. https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/04/Sa%C3%BAde-Mental-e-Aten%C3%A7%C3%A3o-Psicossocial-na-Pandemia-Covid-19-processo-de-luto-no-contexto-da-Covid-19.pdf

Franco, M. H. P. (2021). O luto no século 21: Uma compreensão abrangente do fenômeno. São Paulo: Summus.

Ingravallo, F. (2020). Death in the era of the COVID-19 pandemic. The Lancet Public Health. 5. e258. https://doi.org/10.1016/S2468-2667(20)30079-7

Lordello, S. R. & Silva, I. M. (2021). The grief Elaboration Process in the Pandemic Scenario: A Group Intervention. In E. Arduman (Ed.), Anxiety, Uncertainty, and Resilience During the Pandemic Period – Anthropological and Psychological Perspectives. Intech Open. http://dx.doi.org/10.5772/intechopen.98837

Luna, I. J. (2020). Uma proposta teórico-metodológica para subsidiar a facilitação de grupos reflexivos e de apoio ao luto. Nova Perspectiva Sistêmica, 29(68), 46-60. https://doi.org/10.38034/nps.v29i68.585

Pascoal, M. (2012). Trabalho em grupo com enlutados. Psicologia em Estudo, 17 (4), 725-729. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000400019

Rente, M. A. de M & Merhy, E. E. (2020). Luto e Não-Violência em Tempos de Pandemia: Precariedade, Saúde Mental e Modos Outros de Viver. Psicologia & Sociedade, 32, e020007. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2020v32240329

Rosa, E. M. & Tudge, J. (2017). Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano: Considerações metodológicas. In A. C. G. Dias & E. M. Rosa (Eds.). Metodologia de pesquisa e intervenção com crianças, adolescentes e jovens (pp. 17-43). Vitória: Edufes.

Silva, I. M., Lordello, S. R. Schmidt, B. & Mietto, G. S. de M. (2020). Brazilian Families Facing the COVID-19 Outbreak. Journal of Comparative Family Studies, 51(3-4), 324-336. https://doi.org/10.3138/jcfs.51.3-4.008

Wallace, C. L., Wladkowski, S. P., Gibson, A. & White, P. (2020). Grief During the COVID-19 Pandemic: Considerations for Palliative Care Providers. Journal of Pain and Symptom Management, 60(1), e70-e76. https://doi.org/10.1016/j.jpainsymman.2020.04.012

Published

2023-07-10

How to Cite

Lordello, S. R., Coelho, A. C. F., & Pinho, A. R. I. (2023). Group processes in mourning for COVID-19: a look at human development. Revista Subjetividades, 23(2), 1–11. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i2.e12948

Issue

Section

Dossiê: Psicologia do Desenvolvimento no Brasil