Relato de Experiência da Aproximação do CREPOP-RS ao Meio Acadêmico: Formação em Psicologia e Políticas Públicas

Autores

  • Samantha Torres Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Alcool e Drogas da cidade de Viamão/RS. Participante do grupo “Ideologia, Comunicação e Representações Sociais”, coordenado pelo Dr. Pedrinho Guareschi (UFRGS). Membro do colegiado gestor do CRR-Rede Multicêntrica/UFRGS
  • Daniel Dall'Igna Ecker Doutorando (Bolsista CAPES) junto ao grupo: Travessias: Narrações da Diferença - Clínica, Pesquisa e Intervenção, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia Social e Institucional pelo PPGPSI da UFRGS. Psicólogo, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.16.3.121-132

Palavras-chave:

CREPOP, formação do psicólogo, políticas públicas, relato de experiência

Resumo

Este relato de experiência discute o desenvolvimento de um projeto-piloto de aproximação do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP/RS), ao meio acadêmico. A aproximação objetivou fomentar a discussão sobre a formação em psicologia e as políticas públicas junto a estudantes e professores de graduação de duas universidades do estado do Rio Grande do Sul. O projeto foi executado em duas etapas: encontro com os estudantes inseridos em estágios e discussão sobre a temática seguida da sistematização dos dados obtidos; debate dos dados sistematizados com os professores que compõem o corpo docente do curso de psicologia de cada instituição. A partir dos resultados foi possível organizar os relatos dos estudantes nas seguintes categorias: 1) Presença da temática na formação; 2) Espaços de prática profissional; 3) Formação crítica; 4) Interdisciplinaridade; 5) Qualificação do corpo docente; 6) Atuação política; 7) Protagonismo estudantil. Por fim, avaliamos o projeto-piloto como um espaço potente de reflexão sobre a interface entre a formação em psicologia e as políticas públicas.

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Biografia do Autor

Samantha Torres, Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Alcool e Drogas da cidade de Viamão/RS. Participante do grupo “Ideologia, Comunicação e Representações Sociais”, coordenado pelo Dr. Pedrinho Guareschi (UFRGS). Membro do colegiado gestor do CRR-Rede Multicêntrica/UFRGS

Psicóloga formada pela PUCRS e Educadora Popular. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Alcool e Drogas da cidade de Viamão/RS. Participante do grupo “Ideologia, Comunicação e Representações Sociais”, coordenado pelo Dr. Pedrinho Guareschi (UFRGS). Membro do colegiado gestor do CRR-Rede Multicêntrica/UFRGS

Daniel Dall'Igna Ecker, Doutorando (Bolsista CAPES) junto ao grupo: Travessias: Narrações da Diferença - Clínica, Pesquisa e Intervenção, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia Social e Institucional pelo PPGPSI da UFRGS. Psicólogo, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Psicólogo, Graduado no ano de 2013 pela Faculdade de Psicologia (FAPSI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Na graduação, integrou o grupo PET (Programa de Educação Tutorial), atuando como Bolsista no âmbito do ensino, pesquisa e extensão junto ao curso de Psicologia da PUCRS (2006-2010). Teve experiência como Bolsista de Iniciação Científica (2011-2013) no Grupo de Pesquisa - Estudos Culturais e Modos de Subjetivação - dentro do Núcleo de Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação - e-politcs - do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSI/UFRGS). Filiado à Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) de 2012 a 2013. Mestre em Psicologia Social e Institucional pelo PPGPSI da UFRGS, dentro do Núcleo e-politcs, sendo orientado junto ao grupo coordenado pela Profª Drª Neuza Maria de Fátima Guareschi. Atualmente, está em processo de formação como Doutorando (Bolsista CAPES) junto ao grupo: Travessias: Narrações da Diferença - Clínica, Pesquisa e Intervenção, coordenado pela Profª. Drª. Analice de Lima Palombini no PPGPSI da UFRGS. Possui experiência na área da Psicologia, Psicologia Social e Psicologia Institucional atuando, principalmente, nos seguintes temas: Políticas Públicas, Direitos Sociais, Direitos Humanos, Assistência Social, Saúde Mental, Educação, Uso de Drogas, Produção de subjetividade e Governo das populações

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Publicado

22.08.2017

Como Citar

Torres, S., & Ecker, D. D. (2017). Relato de Experiência da Aproximação do CREPOP-RS ao Meio Acadêmico: Formação em Psicologia e Políticas Públicas. Revista Subjetividades, 16(3), 121–132. https://doi.org/10.5020/23590777.16.3.121-132

Edição

Seção

Relatos de Experiências