Motivações maternas para não oferecer tecnologias aos seus bebês
DOI:
https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i2.e13738Palavras-chave:
mídias digitais, telas, relações mãe-criança, pesquisa qualitativaResumo
Investigaram-se as motivações de mães de bebês de até 2 anos para não oferecer tecnologias nos momentos de cuidado, interação e entretenimento de seus bebês, e as orientações de profissionais sobre o uso de telas recebidas por elas. Realizaram-se entrevistas individuais com 8 mães de bebês que tinham entre 3 e 23 meses, sendo 5 meninas. A partir de análise temática, identificou-se que as participantes relacionaram o uso de telas às necessidades dos adultos, não dos bebês, e relataram priorizar atividades interativas com os filhos. Mesmo sem receber orientações de profissionais sobre o uso de telas por bebês, a busca por conhecimento científico sobre o assunto influenciou a escolha de algumas mães em não oferecer telas aos filhos. Os resultados desta pesquisa apontam que não foram as orientações de profissionais sobre o uso de telas que influenciaram a escolha das participantes em prescindir destas tecnologias, mas suas características pessoais.
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