Motivações maternas para não oferecer tecnologias aos seus bebês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i2.e13738

Palavras-chave:

mídias digitais, telas, relações mãe-criança, pesquisa qualitativa

Resumo

Investigaram-se as motivações de mães de bebês de até 2 anos para não oferecer tecnologias nos momentos de cuidado, interação e entretenimento de seus bebês, e as orientações de profissionais sobre o uso de telas recebidas por elas. Realizaram-se entrevistas individuais com 8 mães de bebês que tinham entre 3 e 23 meses, sendo 5 meninas. A partir de análise temática, identificou-se que as participantes relacionaram o uso de telas às necessidades dos adultos, não dos bebês, e relataram priorizar atividades interativas com os filhos. Mesmo sem receber orientações de profissionais sobre o uso de telas por bebês, a busca por conhecimento científico sobre o assunto influenciou a escolha de algumas mães em não oferecer telas aos filhos. Os resultados desta pesquisa apontam que não foram as orientações de profissionais sobre o uso de telas que influenciaram a escolha das participantes em prescindir destas tecnologias, mas suas características pessoais.

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Biografia do Autor

Bruna Gabriella Pedrotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Giana Bitencourt Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora Associada do Instituto de Psicologia e do Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), especialização em Psicologia de Casal e Família pelo Instituto da Família de Porto Alegre (2007), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona e doutorado em Psicologia pela UFRGS (2008), pós-doutora em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

16.08.2024

Como Citar

Pedrotti, B. G., & Frizzo, G. B. (2024). Motivações maternas para não oferecer tecnologias aos seus bebês. Revista Subjetividades, 24(2), 1–14. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i2.e13738

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