Processos Grupais no Luto por Covid-19: Um Olhar sobre o Desenvolvimento Humano
DOI:
https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i2.e12948Palavras-chave:
luto, processos grupais, teoria bioecológica, desenvolvimento.Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre grupos com pessoas enlutadas pela perda de familiares vítimas da covid-19, em que o processo grupal se tornou relevante para lidar com o sofrimento individual e coletivo. A oferta de grupos foi realizada de forma virtual por profissionais, servidores e estudantes da Universidade de Brasília (UnB). O processo grupal foi analisado pelas lentes da Teoria Bioecológica. Os participantes reconheceram o grupo como um microssistema legítimo para a vivência do luto e, nos encontros, observou-se a atuação sinérgica da pessoa, dos contextos e do tempo na forma como os processos proximais se estabeleceram tanto para os membros do grupo como para os facilitadores. Foram apontadas a relevância social e acientífica dessa iniciativa de resposta a demandas psicossociais na pandemia, bem como ações de inserção nas políticas públicas foram descritas como propostas futuras incluídas e pactuadas na agenda social.
Downloads
Referências
Bronfenbrenner, U. (1999). Environments in developmental perspective: Theoretical and operational models. In S. L. Friedmann & T. D. Wacks (Eds.), Measuring environment across the life span: Emerging methods and concepts (pp. 3-30). Washington, DC: American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/10317-001
Bronfenbrenner, U. (2001). A teoria bioecológica do desenvolvimento humano. In Smelser, N. & Baltes, P. (Eds.). Enciclopédia internacional das ciências sociais e comportamentais (pp. 6963-6970). Oxford: Pergamon Press/Elsevier Science.
Bronfenbrenner, U. (2011). Bioecologia do desenvolvimento humano: Tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed.
Bronfenbrenner, U. & Ceci, S. (1994). Nature-Nurture reconceptualized in developmental perspective: A bioecological model. Psychological Review, 101(4): 568-586. https://doi.org/10.1037/0033-295X.101.4.568
Bronfenbrenner, U. & Evans, G. (2000). Developmental science in the 21st century: Emerging questions, theoretical models, research designs and empirical findings. Social Development, 9, 115-125. https://doi.org/10.1111/1467-9507.00114
Bronfenbrenner, U. & Morris, P. A. (2006).The ecology of developmental processes. In W. Damon (Series Ed.) & R. Lerner (Vol. Ed.), Handbook of child psychology: Theoretical models of human development (vol.1, pp. 793-826). New York: John Wiley & Sons.
Conselho Federal de Psicologia. (2020). Resolução nº 04 de 26 de março de 2020. Dispõe sobre regulamentação de psicológicos prestados por meio de Tecnologia da Informação e Comunicação durante a pandemia de COVID-19. Recuperada de https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-4-2020-dispoe-sobre-regulamentacao-de-servicos-psicologicos-prestados-por-meio-de-tecnologia-da-informacao-e-da-comunicacao-durante-a-pandemia-do-covid-19?origin=instituicao&q=004/2020
Conselho Federal de Psicologia. (2018). Resolução nº 11 de 11 de maio de 2018. Regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e da comunicação. Recuperada de https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2018/05/RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-11-DE-11-DE-MAIO-DE-2018.pdf
Conselho Federal de Psicologia. (2005). Resolução nº 10 de 21 de julho de 2005. Aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Recuperada de https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf
Crepaldi, M. A., Schmidt, B., Noal, D. da S., Bolze, S. D. A., & Gabarra, L. M. (2020). Terminalidade, morte e luto na pandemia de COVID-19: demandas psicológicas emergentes e implicações práticas. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200090. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200090
Diolaiuti, F., Marazziti, D., Beatino, M. F., Mucci, F. & Pozza, A. (2021). Impact and consequences of COVID-19 pandemic on complicated grief and persistent complex bereavement disorder. Psychiatry Research. 300(2021), 113916. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2021.113916
Fundação Oswaldo Cruz (2020). Processo de Luto no Contexto da COVID-19. Ministério da Saúde, Governo Federal do Brasil. https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/04/Sa%C3%BAde-Mental-e-Aten%C3%A7%C3%A3o-Psicossocial-na-Pandemia-Covid-19-processo-de-luto-no-contexto-da-Covid-19.pdf
Franco, M. H. P. (2021). O luto no século 21: Uma compreensão abrangente do fenômeno. São Paulo: Summus.
Ingravallo, F. (2020). Death in the era of the COVID-19 pandemic. The Lancet Public Health. 5. e258. https://doi.org/10.1016/S2468-2667(20)30079-7
Lordello, S. R. & Silva, I. M. (2021). The grief Elaboration Process in the Pandemic Scenario: A Group Intervention. In E. Arduman (Ed.), Anxiety, Uncertainty, and Resilience During the Pandemic Period – Anthropological and Psychological Perspectives. Intech Open. http://dx.doi.org/10.5772/intechopen.98837
Luna, I. J. (2020). Uma proposta teórico-metodológica para subsidiar a facilitação de grupos reflexivos e de apoio ao luto. Nova Perspectiva Sistêmica, 29(68), 46-60. https://doi.org/10.38034/nps.v29i68.585
Pascoal, M. (2012). Trabalho em grupo com enlutados. Psicologia em Estudo, 17 (4), 725-729. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000400019
Rente, M. A. de M & Merhy, E. E. (2020). Luto e Não-Violência em Tempos de Pandemia: Precariedade, Saúde Mental e Modos Outros de Viver. Psicologia & Sociedade, 32, e020007. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2020v32240329
Rosa, E. M. & Tudge, J. (2017). Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano: Considerações metodológicas. In A. C. G. Dias & E. M. Rosa (Eds.). Metodologia de pesquisa e intervenção com crianças, adolescentes e jovens (pp. 17-43). Vitória: Edufes.
Silva, I. M., Lordello, S. R. Schmidt, B. & Mietto, G. S. de M. (2020). Brazilian Families Facing the COVID-19 Outbreak. Journal of Comparative Family Studies, 51(3-4), 324-336. https://doi.org/10.3138/jcfs.51.3-4.008
Wallace, C. L., Wladkowski, S. P., Gibson, A. & White, P. (2020). Grief During the COVID-19 Pandemic: Considerations for Palliative Care Providers. Journal of Pain and Symptom Management, 60(1), e70-e76. https://doi.org/10.1016/j.jpainsymman.2020.04.012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Subjetividades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Para autores: Cada manuscrito deverá ser acompanhado de uma “Carta de submissão” assinada, onde os autores deverão declarar que o trabalho é original e inédito, se responsabilizarão pelos aspectos éticos do trabalho, assim como por sua autoria, assegurando que o material não está tramitando ou foi enviado a outro periódico ou qualquer outro tipo de publicação.
Quando da aprovação do texto, os autores mantêm os direitos autorais do trabalho e concedem à Revista Subjetividades o direito de primeira publicação do trabalho sob uma licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY), a qual permite que o trabalho seja compartilhado e adaptado com o reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores têm a possibilidade de firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada na Revista Subjetividades (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores concedem, ainda, à Revista Subjetividades uma licença não exclusiva para usar o trabalho da seguinte maneira: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Para leitores: Todo o conteúdo da Revista Subjetividades está registrado sob uma licença Creative Commons Atribuição (CC-BY) que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim) seu conteúdo, desde que seja reconhecida a autoria do trabalho e que esse foi originalmente publicado na Revista Subjetividades.