Envolvimento Paterno, Práticas Parentais e Jornada de Trabalho de Pais de Crianças Pré-Escolares
DOI:
https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i1.e12753Palavras-chave:
paternidade , relações pai-criança, infância, pré-escolares , trabalhoResumo
Este estudo teve como objetivo investigar o envolvimento paterno, práticas parentais e jornada de trabalho de pais de crianças em idade pré-escolar. Participaram desse estudo 171 pais residentes no Sul do Brasil, que responderam ao Questionário Sociodemográfico, Questionário de Engajamento Paterno (QEP), Questionário de Abertura ao Mundo (QOM) e Inventário de Práticas Parentais (CRPR). Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais. Identificou-se correlação positiva da jornada de trabalho com práticas parentais autoritárias e correlação negativa da jornada de trabalho com envolvimento paterno, suporte emocional e cuidados diretos e indiretos. Comparações entre os grupos de pais indicaram que aqueles que não exerciam atividade remunerada apresentaram maior envolvimento com os filhos do que aqueles que trabalhavam com carga horária extensa. Em conclusão, destaca-se que a jornada de trabalho dos pais afeta o envolvimento com os filhos e as práticas parentais utilizadas, influenciando o exercício da paternidade no cenário contemporâneo.
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