Envolvimento Paterno, Práticas Parentais e Jornada de Trabalho de Pais de Crianças Pré-Escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i1.e12753

Palavras-chave:

paternidade , relações pai-criança, infância, pré-escolares , trabalho

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar o envolvimento paterno, práticas parentais e jornada de trabalho de pais de crianças em idade pré-escolar. Participaram desse estudo 171 pais residentes no Sul do Brasil, que responderam ao Questionário Sociodemográfico, Questionário de Engajamento Paterno (QEP), Questionário de Abertura ao Mundo (QOM) e Inventário de Práticas Parentais (CRPR). Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais. Identificou-se correlação positiva da jornada de trabalho com práticas parentais autoritárias e correlação negativa da jornada de trabalho com envolvimento paterno, suporte emocional e cuidados diretos e indiretos. Comparações entre os grupos de pais indicaram que aqueles que não exerciam atividade remunerada apresentaram maior envolvimento com os filhos do que aqueles que trabalhavam com carga horária extensa. Em conclusão, destaca-se que a jornada de trabalho dos pais afeta o envolvimento com os filhos e as práticas parentais utilizadas, influenciando o exercício da paternidade no cenário contemporâneo.

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Biografia do Autor

Meiridiane Domingues de Deus, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Pós-doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Jana Gonçalves Zappe, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutor e Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

04.12.2023

Como Citar

Deus, M. D. de, Zappe, J. G., & Vieira, M. L. (2023). Envolvimento Paterno, Práticas Parentais e Jornada de Trabalho de Pais de Crianças Pré-Escolares. Revista Subjetividades, 23(1), e12753. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i1.e12753

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