Supervisão de Estágio na Clínica-Escola: Leituras sobre a Escuta Psicanalítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v22i1.e11929

Palavras-chave:

psicanálise, universidade, clínica-escola, supervisão

Resumo

As universidades e as clínicas-escola se apresentam como espaços potenciais de transmissão da Psicanálise e da realização de estágios supervisionados orientados por essa perspectiva. No presente artigo, estabelece-se a investigação da prática do estágio realizado na clínica-escola a partir da Psicanálise. Para tanto se recorreu à análise de autores que problematizam pressupostos teóricos e metodológicos a partir de supervisões realizadas na clínica-escola. Entendemos que a prática do estágio que envolve os atendimentos e a supervisão pode promover um trabalho psíquico de elaboração em relação aos acontecimentos e a implicação subjetiva na aprendizagem, o desejo de saber dos envolvidos. Assim, a clínica-escola, ao ser tomada como espaço de problematização e de possibilidade de inovação e abertura para transformações, permite revisitar conceitos fundamentais da teoria psicanalítica, assim como repensar os lugares e a atuação dos profissionais em formação.

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Biografia do Autor

Gustavo Angeli, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Psicólogo, doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do curso de Psicologia no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Mériti de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Psicóloga, professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Psicologia Clinica na PUCSP. Pós-doutorado na Unesp. Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais – Universidade de Coimbra.

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Publicado

29.04.2022

Como Citar

Angeli, G., & de Souza, M. (2022). Supervisão de Estágio na Clínica-Escola: Leituras sobre a Escuta Psicanalítica. Revista Subjetividades, 22(1), e11929. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v22i1.e11929

Edição

Seção

Estudos Teóricos