Narrativas, conhecimento e homem simbólico: entrelaçamentos entre saberes e fazeres

Autores

  • Mériti de Souza

Resumo

A dicotomia entre conhecimento e prática ensejada pela modernidade e pelo paradigma científico a ela associado tem sido debatida no cenário contemporâneo a partir de leituras denominadas modernas e pós-modernas. O modo de produzir subjetividade e conhecimento que predomina no cenário contemporâneo produz, por um lado, subjetividades que se acreditam constituídas por uma consciência capaz de expurgar os afetos e controlar o entorno e a si própria. Por outro lado, temos a produção da ciência calcada no pressuposto do saber absoluto e verdadeiro. Problematizar temas relevantes a esses debates e subjacentes a essas leituras se revela fundamental ao exercício da prática do profissional que se preocupa com a sua inserção crítica, já que as concepções em pauta subsumem o debate sobre o homem simbólico, as narrativas e a concepção sobre o real. Neste artigo, o objetivo específico é analisar o pressuposto antirealista e o pressuposto da dissolução das referências identitárias concomitante às suas reverberações na produção subjetiva e social. De forma específica, focalizamos a concepção sobre o ato de conhecer e sobre o sujeito que conhece e as suas relações com a constituição subjetiva e cognoscente. Ato contínuo, essas análises são ilustradas a partir de recortes do trabalho realizado com grupos em uma instituição escolar e são estabelecidas relações entre as práticas psicológicas e as leituras acerca da constituição subjetiva e do sujeito do conhecimento. Palavras-chave: conhecimento, sofrimento, narrativas, subjetividade, prática psicológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mériti de Souza

Psicóloga. Doutora em Psicologia (PUC-SP). Pós- Doutora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professora do Departamento de Psicologia da UFSC. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.

Downloads

Publicado

28.06.2007

Como Citar

de Souza, M. (2007). Narrativas, conhecimento e homem simbólico: entrelaçamentos entre saberes e fazeres. Revista Subjetividades, 7(1), 137–161. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1577

Edição

Seção

Artigos