Porto das caixas e o destino de lilith nas narrativas literária e fílmica

Autores

  • Aila Maria Leite Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.1.28-39

Palavras-chave:

Personagem feminina. Espaço. Literatura. Adaptação fílmica.

Resumo

Em muitas obras de Lúcio Cardoso a personagem feminina aparece como propulsora de destruição, dentro de um espaço inóspito, que exerce influência em seu comportamento, como nos mostra o argumento Porto das Caixas, escrito por Lúcio Cardoso com base num crime ocorrido no Rio de Janeiro nos anos 60, e roteirizado e dirigido por Paulo César Saraceni, em 1962, no advento do Cinema Novo. Esta pesquisa mostra a adaptação do texto de Cardoso para a narrativa fílmica com o objetivo de analisar como é feita a tradução do signo verbal para o não-verbal, no sentido de investigar como se constrói a figura da mulher espelhada em Lilith, figura mítica do Antigo Testamento, bem como se articulam os elementos que concorrem para referendar seu destino de penúria e incertezas. Destacaremos as mudanças na poética de Cardoso para Saraceni, observando as de naturezas pessoal e ideológica, tendo como base a concepção de adaptação como um tipo de reescrita (LEFEVERE, 2007) susceptível à manipulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aila Maria Leite Sampaio

Professora Mestra da Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Ceará-UFC

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Leite Sampaio, A. M. (2017). Porto das caixas e o destino de lilith nas narrativas literária e fílmica. Revista De Humanidades (Descontinuada), 32(1), 28–39. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.1.28-39

Edição

Seção

Artigos