História e historiografia da educação na Região Oeste do Paraná: alguns apontamentos

Autores

  • João Carlos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.1.47-57

Palavras-chave:

Historiografia. História da educação. Região Oeste do Paraná.

Resumo

Este artigo examina a produção acadêmica no campo da História da Educação, na região Oeste do Paraná, tendo como ponto de partida os programas de pós-graduação em Educação. Trata-se de um ensaio bibliográfico apresentando a produção existente do grupo de pesquisa História, sociedade e educação no Brasil – GT da região Oeste do Paraná (HISTEDOPR), e as perspectivas e desafios postos em História da Educação. O balanço sobre esse tema surge da necessidade de um mapeamento para apontar os temas mais abordados e as lacunas existentes. Tais estudos são necessários por possibilitarem a compreensão do estado atingido pelos temas priorizados, as fontes, os períodos recortados, as abordagens teórico-metodológicas e os recortes geográficos. Assim, este mapeamento possibilita inventariar essa produção, traçando tendências e revisões necessárias para discutir e saber o que foi produzido, como foi produzido e o que está para, ou ainda pode, ser produzido. Nos últimos anos, tem-se produzido um número significativo de pesquisas visando o levantamento da produção acadêmica diante da necessidade colocada de um balanço crítico sobre a produção na área, conforme Lombardi (1993); Lopes e Galvão (2001) e Fonseca (2003). Este tipo de produção é realizada a partir do mapeamento de “onde”, “quem”, “quando” e “como” foram produzidos os textos, no sentido de inventariar, relacionando ou comparando as produções. Identificamos um importante crescimento de pesquisa sobre a história regional nos últimos anos, decorrente da expansão dos programas de pós-graduação na região Oeste, não se restringindo somente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unioeste. No conjunto da produção, verifica-se uma emergência de novos estudos e perspectivas de abordagem. Ao darmos visibilidade aos trabalhos produzidos, vimos a necessidade de construção de redes de pesquisadores para impulsionar novas investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos da Silva

Professor doutor do colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. Membro do grupo de pesquisa História, sociedade e educação – Região Oeste do Paraná (HISTEDOPR). Pósdoutorando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

da Silva, J. C. (2017). História e historiografia da educação na Região Oeste do Paraná: alguns apontamentos. Revista De Humanidades (Descontinuada), 32(1), 47–57. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.1.47-57

Edição

Seção

Artigos