Perspectivas dos docentes sobre assistência estudantil no IFCE - CAMPUS Fortaleza/CE

Autores

  • Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo
  • Francisca Rejane Bezerra Andrade

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.1.20-27

Palavras-chave:

Assistência Estudantil. Docentes. Educação Superior.

Resumo

Este artigo é parte do relatório de pós-doutorado realizado na Universidade Estadual do Ceará -UECE, finalizado em agosto de 20161. O objetivo foi conhecer as perspectivas dos docentes sobre a assistência estudantil. O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES - (BRASIL, 2010) tem como uma de suas finalidades a igualdade de oportunidades e o controle da evasão na Educação Superior. Nos procedimentos metodológicos se utilizou da pesquisa qualitativa e foram entrevistados seis docentes do IFCE - campus Fortaleza/CE, utilizando a gravação e um roteiro semiestruturado. São professores dos cursos de licenciatura em Teatro, bacharelado em Engenharia de Telecomunicações e tecnológico em Saneamento Ambiental; justifica-se a escolha desses cursos por conta de terem maior número de discentes que recebiam auxílios. Os resultados apontaram que os professores têm poucas informações sobre esse Programa e que conhecem mais o auxílio-formação, visto que o aluno se torna seu bolsista desempenhando funções de acordo com o seu curso.

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Biografia do Autor

Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo

Professora doutora em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação – UECE/ bolsista de pós-doutorado UECE/CAPES.

Francisca Rejane Bezerra Andrade

Professora do curso de Graduação em Serviço Social, do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

Marinho Rodrigues Araújo, H. de L., & Bezerra Andrade, F. R. (2017). Perspectivas dos docentes sobre assistência estudantil no IFCE - CAMPUS Fortaleza/CE. Revista De Humanidades (Descontinuada), 32(1), 20–27. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.1.20-27

Edição

Seção

Artigos