Responsabilidade Social Corporativa: um estudo de caso

Autores

  • Francisco Roberto Pinto

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2003.18.2.%25p

Resumo

O assunto “Responsabilidade Social Corporativa” vem despertando crescente interesse, tanto no meio empresarial como no seio da sociedade como um todo. Como conseqüência, os estudos desse assunto vêm conquistando espaço cada vez maior no meio acadêmico. Apesar desse interesse, ainda não ficou evidenciado, se a decisão empresarial de atuar de forma socialmente responsável se dá em decorrência de convicções pessoais dos dirigentes ou como uma estratégia de obter um diferencial competitivo em relação aos concorrentes, através da construção de uma imagem positiva. O presente estudo procurou identificar a gênese dessa decisão nas Farmácias Pague Menos. No estudo de caso, utilizou-se observação direta, análise de documentos e visita ao site da Empresa, além de entrevistas com o Presidente do Grupo e o seu Superintendente de Relações Institucionais. Concluiu-se que, embora a decisão tenha acontecido por convicção pessoal do principal executivo, a Empresa utiliza instrumentos de divulgação da sua atuação socialmente responsável, como uma forma de obter uma imagem positiva, da mesma forma como o fazem as empresas que adotam a Responsabilidade Social Corporativa como estratégia para a obtenção de um diferencial competitivo. Desvendar a forma como a decisão foi tomada apenas foi possível pelo levantamento das informações durante a pesquisa, já que a convicção pessoal do Presidente se transformou em um valor difundido na cultura empresarial, a ponto de não se distinguir facilmente quem adota a postura socialmente responsável por convicções anteriores ao seu ingresso na Empresa e quem absorveu essa cultura após sua admissão. Palavras-Chave: Responsabilidade Social Corporativa; Ética Empresarial; Estratégia Empresarial e Vantagem Competitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Roberto Pinto

Professor e Pesquisador da Universidade Estadual do Ceará – UECE – CESA – Fortaleza-CE. Doutorado em Administração – UFPB/CCSA/ PPGA – Campus I – João Pessoa Paraíba.

Publicado

2010-02-02

Como Citar

Pinto, F. R. (2010). Responsabilidade Social Corporativa: um estudo de caso. Revista De Humanidades (Descontinuada), 18(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2003.18.2.%p

Edição

Seção

Artigos