A realidade da comunidade do Dendê e a isenção do imposto predial e territorial urbano (IPTU), em função do valor venal do imóvel: direito efetivo?

Autores

  • Lília Maia de Morais Sales Universidade de Fortaleza , Unifor

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2004.624

Resumo

O IPTU, Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, é tributo de competência privativa dos Municípios e do Distrito Federal, sendo estabelecida sua isenção, dentre outras situações, em função do valor venal do imóvel. Analisou-se a realidade da Comunidade do Dendê que, como várias outras comunidades localizadas nas periferias brasileiras, tem sofrido um processo informal de desenvolvimento urbano. Como resultado percebeu-se que do total dos entrevistados, até o presente momento (51indivíduos), 25% pagam IPTU, possuindo imóvel com valor venal muito inferior ao limite estabelecido pela previsão de isenção. Percebeu-se, ainda, que as pessoas não têm a informação de que poderiam ser beneficiadas com a isenção e que a prefeitura de Fortaleza não informa o cidadão desse direito. Palavras-Chave: Comunidade do Dendê; Isenção; Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lília Maia de Morais Sales, Universidade de Fortaleza , Unifor

Lilia Sales é advogada, professora titular da UNIFOR, doutora em Direito, autora do livro Justiça e Mediação de Conflitos.

Downloads

Publicado

2025-04-08

Como Citar

de Morais Sales, L. M. (2025). A realidade da comunidade do Dendê e a isenção do imposto predial e territorial urbano (IPTU), em função do valor venal do imóvel: direito efetivo?. Revista De Humanidades (Descontinuada) , 19(1), 55–58. https://doi.org/10.5020/23180714.2004.624

Edição

Seção

Artigos