Percepção da mensagem textual no outdoor

Autores

  • Juliana Lotif Araújo
  • Regina Heloísa Mattei O. Maciel

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2004.19.2.%25p

Resumo

Este trabalho enfoca a leitura do texto das placas de outdoor. Num primeiro momento, elaboramos um panorama do outdoor como meio de comunicação e, em segundo momento abordamos os mecanismos da percepção visual. A pesquisa foi realizada apresentando placas de outdoor na tela do computador, utilizando as variáveis: tempo de exposição, quantidade de repetição de uma placa e modo de apresentação (sozinha ou acompanhada de outra). Os resultados mostraram que o texto das placas de outdoor deve se adequar à leitura em movimento e a distância entre o observador e a placa. Ao final do trabalho sugerimos um modelo de placa que contribui para a boa leitura do texto, especificando suas características funcionais, aspectos do conteúdo da mensagem e disposição das placas ao longo da via de tráfego. Palavras-chave: Outdoor; Percepção Visual; Acuidade Visual; Legibilidade; Leiturabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Lotif Araújo

Mestre em Design (UFPE, 2007), Especialista em Comunicação e Novas Tecnologias (UNIFOR, 2004) e em Ergonomia (UFPE, 2007), graduada em Comunicação Social (UNIFOR, 2003). Professora do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UNIFOR.

Regina Heloísa Mattei O. Maciel

1Doutora em Psicologia Experimental, professora da Unifor e da UECE.

Publicado

2010-02-02

Como Citar

Araújo, J. L., & Mattei O. Maciel, R. H. (2010). Percepção da mensagem textual no outdoor. Revista De Humanidades (Descontinuada), 19(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2004.19.2.%p

Edição

Seção

Artigos